(cLAP!) - 13'13

Quando recebo o CD de uma banda formada por garotos com idade entre 18 e 20 anos, me preparo sempre para o pior. Enfio chumaços de algodão nos ouvidos e fico com o dedo indicador teso, apontado em direção à tecla “stop” do aparelho de som, louco para apertá-la com toda a força. Este aparato serve apenas para prevenir que o primeiro acorde das guitarras, muito provavelmente alto, distorcido e desafinado, estoure minhas caixas de som e, conseqüentemente, meus tímpanos.
Quando a banda toca direitinho e resiste ao teste de volume e afinação, em 99% dos casos peca pela falta de originalidade. Para este último caso, mantenho 3 grandes pilhas na minha estante de CDs: uma para as bandas que copiam o Charlie Brown JR, outra para as que imitam a Legião Urbana, e uma terceira para os clones dos Los Hermanos. Dificilmente uma banda formada por garotos muito jovens consegue me surpreender, mas a (cLAP!) é um caso a parte.
Lá estava eu, pronto para interromper a execução da música assim que soasse o primeiro acorde barulhento e desafinado, quando ouvi a introdução harmônica de “O Acaso”. Deixei meu corpo cair sobre a cadeira que estava atrás de mim, retirei os chumaços de algodão dos ouvidos e recolhi meu dedo indicador, que, fazia tempo, estava enrijecido pelo (mau) uso. Se alguém me pedisse para descrever o som da (cLAP!) em uma única palavra, eu diria: deslumbrante.
“13’31”, EP de estréia da banda, é de uma simplicidade inacreditável. O trio formado por Thiago, Gabriel e César não utiliza qualquer instrumento elétrico, apenas piano, flauta, bateria e violão, provando que quando a música é boa não precisa de efeitos, distorções e outras tecnologias que, muitas vezes, constituem verdadeiras armadilhas. As 5 faixas de “13’31” são curtas e diretas, não havendo nelas um só arranjo que soe perdido ou casual. O recado é rápido, é verdade, mas profundo e marcante.
A beleza das harmonias e melodias vocais impressiona, assim como as letras, bastante maduras para garotos tão jovens. Os arranjos valorizam ao máximo cada detalhe das canções, encobrindo bem a pouca quantidade de instrumentos e a falta de eletricidade destes. Desafio você, sensível leitor, a não se emocionar com as faixas “De Um Adeus”, “Tanto Faz” e “O Acaso”. A rapaziada compõe, toca e arranja muito bem. É, sem dúvida, uma banda completa.
(por Leandro Becker - 20/04/2006)

01. O Acaso
02. Tanto Faz
03. Pequena Flor
04. De Um Adeus
05. Ubiratan

Agradecimentos e créditos: MP3 Magazine
E-mail: clapemail@hotmail.com
Site: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=178462

10 comentários:

Anônimo disse...

Cara que banda maravilhosa, esses garotos são afinadíssimos, originais para caramba, merecem todas essas palavras que você destinou a eles, já sou fã dessa garotada, realmente NOVOS NO CENÁRIO!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Cara... que maravilha...
Novidade boa, que pra esses cantoes de brasil anda meio difícil...

E onde encontraste esta maravilha??
Eu estou procurando informaçoes sobre a banda... vc poderia me orientar?

Na Net está dificil de achar...

Anônimo disse...

a banda eh mto boa mesmo

cara .. seu blog eh foooooda, mto bom ^.~

Anônimo disse...

Fico muito satisfeito pela ajuda do blog! Sou o César do (cLAP!), e estou deveras feliz por descobrir isso aqui!! Obrigado!!
temos dois contatos inicialmente:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=178462

clapemail@hotmail.com

abrazzones!!

Anônimo disse...

Fiquei interessado pela banda quando vi um texto sobre ela no Scream & Yell, uma pena que as MP3s estão offline

Anônimo disse...

o link para o disco completo pelo menos, está incompleto, indo na pasta dos arquivos: http://www.mp3magazine.com.br/musica/cLAP/ aparece a listagem dos arquivos, de lá da pra pegar qualquer arquivo sem erro, o disco é http://www.mp3magazine.com.br/musica/cLAP/clap%20-%2013'31%20%5b192%5d%20www.mp3magazine.com.br.zip

Heber disse...

* Concordo com vocês, essa banda é uma maravilha.

* Esse é o primeiro EP dos caras, com 5 belas canções, o arquivo do CD completo, está offline, mas lembrando, o CD completo são essas 5 canções, mais nenhuma, então, quem baixou as cinco, tem o EP completo.

* César, fico muito feliz de você ter gostado. Parabêns pela banda.

* Tem também, o álbum Ao Vivo (um3.) que acabou de sair.
http://musicasocial.blogspot.com/2006/06/clap-um-3.html

* Obrigado pela força!

Abraço, Heber.

jwagner disse...

muito boa a banda mesmo!

Anônimo disse...

concordo plenamente com o Leandro. É um prazer ficar ouvindo esta banda.

Anônimo disse...

Eu já conhecia a banda por conta de uma amiga e venho novamente parabenizar os caras de ótima banda!