Rolling Stone Brasil: Os 25 Melhores Discos Internacionais de 2010

A revista Rolling Stone Brasil elegeu os 25 melhores álbuns internacionais de 2010. O Arcade Fire ficou no topo com seu terceiro álbum, The Suburbs. Confira a lista completa.

1. Arcade Fire - The Suburbs
O céu não é mais o limite, e nenhum movimento executado atualmente pelo Arcade Fire se restringe às pequenas proporções. É inevitável perceber a contraditória sensação de "discreta grandeza" oferecida por The Suburbs, ambiciosa ode ao tédio suburbano e aos medos causados pelas mudanças irreparáveis. Win Butler e Régine Chassagne, porta-vozes do septeto, conduzem com maestria este épico moderno em que os capítulos se entrelaçam de modo catártico, entre silêncios e ruídos, tempestades e calmarias. Nenhum outro disco em 2010 combinou, com tanta ousadia, a grandiosidade do rock de arena às experimentações só permitidas a uma banda indie nos limites do mainstream.

2. Vampire Weekend - Contra
Em seu segundo disco, o grupo voltou ainda melhor. As guitarras ficaram esparsas, a produção ganhou mais toques eletrônicos e a África passou a ser só mais um destino a ser visitado. Já as letras, ainda mais difíceis de serem decodificadas, evidenciaram o óbvio: parte da graça de ouvir a banda consiste em ficar perdido na tradução.

3. Janelle Monáe - The ArchAndroid
Narrando as desventuras e as aventuras da androide Cindi Mayweather no ano de 2719, ArchAndroid é trilha sonora vibrante que permite ao ouvinte criar um filme em sua mente. Janelle consegue misturar gêneros musicais díspares e logra um resultado extremamente coerente, a um só tempo revisionista e inovador.

4. LCD Soundsystem - This Is Happening
Garotas bêbadas espevitadas, preocupações existencialistas, críticas nada veladas à política das gravadoras, sarcasmo e muita ironia. Tudo embalado por um instrumental que transita bem entre o orgânico e o eletrônico. Se James Murphy vai realmente tirar de cena sua banda, este álbum é um último ato magistral.

5. The National - High Violet
Com toda melancolia guiada pela voz sofrida de Matt Berninger, High Violet mantém a consistência e a qualidade características dos últimos trabalhos do The National. Se não há hits fáceis, sobra ousadia e maturidade. O resultado é um álbum mais abrangente, em que amores e desilusões são presenças constantes.

6. The Black Keys - Brothers
A dupla Dan Auerbach e Patrick Carney conseguiu compilar todas as suas influências em Brothers, o álbum mais interessante que já fizeram até então. Soul music, rock, blues, psicodelia e rock sessentista se espalham e se chocam ao longo das faixas. Mas, apesar de tanta variedade, o resultado é coeso e não tem nada de aleatório.

7. Gorillaz - Plastic Beach
Damon Albarn conseguiu ser nostálgico e atual ao pontuar seu trabalho com rara honestidade. Mesclando elementos do britpop, dub e eletrônica, Plastic Beach, terceiro álbum do Gorillaz, é um registro calculadamente pretensioso em que canções fluem irresistivelmente em um disco que conta com participações de nomes de peso.

8. The Dead Weather - Sea of Cowards
O blues e o rock de garagem da estreia ganham contornos mais sombrios aqui, com Alison Mosshart beirando a demência em vários momentos. Jack White não só comandou a bateria como também se arriscou mais nos vocais. E pensar que a banda começou como uma brincadeira de amigos músicos em um porão escuro.

9. Kanye West - My Beautiful Dark Twisted Fantasy
É raro Kanye West gravar um disco abaixo da média. Mesmo assim, em My Beautiful Dark Twisted Fantasy, o rapper ousou e fez questão de retrabalhar o rap fortemente influenciado pelo hip hop, com o R&B ditando as regras. Como consequência, deu vida a 13 canções capazes de fixar nos ouvidos.

10. Neil Young - Le Noise
Apenas com sua guitarra (e efeitos proporcionados por Daniel Lanois na produção), o cantor e compositor canadense lançou um disco excelente, como não se via há mais de uma década. Ao mesmo tempo ruidoso e intimista, Le Noise prova que, do alto de seus 65 anos, Neil Young não deixa de surpreender.

11. Corinne Bailey Rae - The Sea
12. John Legend & The Roots - Wake Up
13. Sharon Jones & The Dap-Kings - I Learned the Hard Way
14. Robert Plant - Band of Joy
15. Stone Temple Pilots - Stone Temple Pilots
16. Cee Lo Green - Lady Killer
17. Brian Wilson - Reimagines Gershwin
18. M.I.A. - /\/\/\Y/\
19. Teenage Fanclub - Shadows
20. Johnny Cash - American VI: Ain't No Grave
21. Belle & Sebastian - Write About Love
22. Gil Scott-Heron - I'm New Here
23. Eminem - Recovery
24. She & Him - Volume 2
25. Katy Perry - Teenage Dream

Confira mais detalhes no site da Rolling Stone Brasil.

CDs & MP3s: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital

Nenhum comentário: