Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta - “Frascos Comprimidos Compressas” (2009)

Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta, quarteto formado por Ronei Jorge (voz e guitarra), Edson Rosa (guitarra e vocal), Sérgio Kopinski (baixo e vocal) e Maurício Pedrão (bateria), são representantes da nova safra de artistas baianos que vêm ganhando destaque nacionalmente pela qualidade e originalidade do trabalho. O som da banda combina elementos da música popular brasileira (principalmente samba) ao rock, guardando preocupação poética e temática das letras, arranjos bem cuidados e melodias cativantes, em canções curtas e diretas de Ronei Jorge, que assina todas as composições da discografia (algumas delas, em parceria com Edson Rosa).

Formado em 2003, o grupo tem seu trabalho desenvolvido de forma independente, trilhando uma história com iniciativas que possibilitam o fortalecimento de sua produção no cenário que está fora da grande indústria fonográfica comercial, com distribuição democrática e liberdade na criação da proposta musical. Neste sentido, a banda já gravou disco, EP e single com recursos próprios e fez dois inusitados lançamentos na internet: versões de músicas gravadas ao vivo em show em São Paulo foram disponibilizadas com exclusividade no MySpace e a canção inédita Vidinha foi apresentada unicamente em formato audiovisual no mesmo site. Foi assim que eles conquistaram respeito da crítica e um público fiel, tendo marcado presença em diversos projetos e festivais de destaque nacional e sido ganhadora de diversos prêmios especializados.

Para o segundo CD, Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta contaram com o precioso patrocínio do programa Petrobras Cultural, conquistado através de seleção em edital que reconheceu o valor de sua obra. “É maravilhoso poder fazer um disco com ótima estrutura, em condições que uma banda independente normalmente não tem. A Petrobras permite que artistas dêem continuidade aos seus trabalhos com qualidade”, comemora Ronei Jorge.

O projeto é uma realização do GIRA Independente – voltado ao fortalecimento da música independente na e da Bahia, através da circulação da informação e de bens culturais –, que, além da gravação do CD, envolve a temporada de shows em Salvador e apresentações da banda no eixo Rio-São Paulo.

As 14 canções foram feitas num processo de composição que se revelou parte de uma nova fase da banda: um argumento definitivo para a decisão de gravar um novo disco. Assim, Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta, juntamente com o músico convidado Juninho Costa (guitarrista), entraram no Estúdio Casa das Máquinas, em Salvador, em dezembro e janeiro passados, sob a produção de Pedro Sá. “Pensávamos num produtor que pudesse traduzir nossa linguagem e cujo trabalho nós apreciássemos. Pedro, além de grande guitarrista, havia produzido alguns discos de que gostamos e a escolha foi unânime”, lembra Ronei Jorge. Há a participação especial da cantora Lia Lordelo; a mixagem é de Daniel Carvalho e Igor Ferreira (Estúdio Monoaural – RJ) e a masterização é de Ricardo Garcia (Magic Máster – RJ). [RELEASE]

Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta
“Frascos Comprimidos Compressas”

(2009)


01. “Você Sabe Dessas Coisas (Nega)”
02. “Quem Vem Lá”
03. “A Respeito do Sono”
04. “Vidinha”
05. “Frascos, Comprimidos e Compressas”
06. “Tão Sabida que Eu Nem Sei”
07. “Azucrim”
08. “Aquela Dança”
09. “Tanto Fez, Tanto Faz”
10. “O Você Dizendo”
11. “Sonhando com o Verão”
12. “Circule Seu Sangue”
13. “Está na Cara”
14. “Tão Forte”

DOWNLOAD gratuito

Links: Site | MySpace | Facebook | Fotolog | Orkut | Twitter | YouTube

CDs & MP3s:
BuscaPé
MercadoLivre
Submarino
Amazon
CD Universe
Insound
7digital

Nenhum comentário: