Festival No Ar Coquetel Molotov 2009

Bandas suecas e francesas invadem o festival No Ar Coquetel Molotov em setembro

Chegando à sua sexta edição, o Festival No Ar Coquetel Molotov vem trazendo em sua grade de shows internacionais atrações da França e da Suécia para shows no Recife e em outras cidades do país. O No Ar 2009 recebeu a chancela do Consulado Geral da França e do Ministério da Cultura e integra a programação de eventos do Ano da França no Brasil convidando Sebastien Tellier, Zombie Zombie e François Virot como representantes da França para o evento.

O festival, que acontece no Recife neste ano entre os dias 18 e 19 de setembro, apresenta mais uma vez shows que fazem parte do projeto Invasão Sueca. Nesta edição, os suecos que viajam até o Brasil para turnês no Recife e em mais quatro cidades são Those Dancing Days, Britta Persson e Loney, Dear. Com shows que ocorrerão entre o Teatro Guararapes e o Auditório Tabocas, o festival No Ar Coquetel Molotov terá ainda exibições de filmes, debates, workshops e feira cultural nos dias que antecedem os principais momentos no Centro de Convenções de Pernambuco.


França - Desde 2005, o Coquetel Molotov conta com o apoio do Consulado Geral da França no Brasil para a realização de apresentações de grupos e artistas franceses e francófonos no país para promover um intercâmbio real de ações e culturas entre estes dois países. Após o festival no Recife, os grupos franceses percorrem algumas capitais brasileiras para novos shows. Zombie Zombie e François Virot passam por Fortaleza (Órbita | 18/09), São Paulo (CCJ | 20/09 e Studio SP | 23/09) e Curitiba (25/09). Já Sebastien Tellier, se apresenta também em São Paulo (SESC Pompéia | 17/09) e no Rio de Janeiro (Circo Voador | 19/09).


O cantor/compositor/multi-instrumentista francês Sebastien Tellier é um artista de múltiplos talentos e com bastante reconhecimento na área musical. Ao lançar seu primeiro disco em 2001, "L'incroyable Vérité", Tellier foi convidado pelo Air para abrir seus shows durante a turnê daquele ano. Nos últimos anos, vem se destacando como produtor e remixando e emprestando seu talento para outros músicos. Seu mais recente trabalho, “Sexuality”, foi lançado em 2008 e contou com a produção de Guy-Manuel Homem de Christo, do Daft Punk. Seu disco transita tanto pela influência clássica de compositores como Ennio Morricone e Giorgio Moroder quanto pelo R&B americano de Justin Timberlake e Beyoncé.

MP3: Sébastien Tellier - L'Amour Et La Violence [Boys Noize Euro Mix]


Etienne Jaumet (sintetizadores) e Cosmic Neman (bateria) formam o Zombie Zombie, um duo de música eletrônica que, como o próprio nome sugere, se inspira em filmes de terror e em trilhas sonoras densas para criar uma música que “explora a sensação de medo que cresce profundamente dentro de você”. Sustos à parte, Zombie Zombie utiliza sons de pianos, percussão, bateria, theremim com gritos, pianos de brinquedo, gravador de fitas e mais uma série de artefatos analógicos para criar esse clima sombrio-dançante que vem sendo cada vez mais requisitado para tocar em festivais europeus.

MP3: Zombie Zombie - Driving This Road Until Death Sets You Free


A terceira atração francesa a integrar a grade do festival No Ar Coquetel Molotov é o músico François Virot. Natural de Lyon (França), o músico aprendeu a tocar guitarra com 7 anos, inspirado em gente como Kurt Cobain, Prong e até Bryan Adams! De lá até aqui, Virot lançou incontáveis demos para vender nas casas onde tocava. Seu disco “Yes or No” foi gravado de forma lo-fi proposital com uma guitarra, às vezes duas; um vocal, as vezes dois, ou três; uma chuva acústica de bate-palmas; batidas e pedaços de percussão. Apesar da aparente precariedade, suas músicas se assemelham ao formato Animal Collective de composição, crescendo ao vivo com melodias marcantes que chamam a atenção de qualquer um à sua frente.

MP3: François VirotCascade Kisses


Suécia - Chegando ao seu quarto ano de sucesso, a Invasão Sueca é um projeto realizado pelo Coquetel Molotov em parceria com o Swedish Institute promovendo turnês pelo país de novos nomes da cena musical sueca. A Invasão Sueca recebeu por dois anos consecutivos o título de Melhor Show Internacional e Melhor Festival através de enquete popular realizada pelo Guia da Folha de São Paulo. Neste ano, Those Dancing Days, Britta Person e Loney, Dear se apresentam, além do Recife, nas cidades de Fortaleza (Órbita | 18 e 19/09), São Paulo (SESC Pompéia | 24 e 25/09) e Porto Alegre (Beco | 26/09).


Those Dancing Days é formado por cinco garotas suecas que, assim como na maioria dos casos, se conheceram na escola para formar uma banda. Um ano depois de lançarem seu primeiro EP em 2007, a banda foi contratada pela Wichita Records para gravar seu primeiro disco oficial "In Our Space Hero Suits". De lá pra cá, o quinteto obteve boa repercussão fora de seu país de origem ao serem citadas pela revista NME e ainda indicadas ao MTV Europe Music Awards. Com shows sempre animados e concorridos pela Inglaterra, Suécia e Alemanha, a banda já foi considerada como uma boa e revigorante mistura de Blondie com The Slits.

MP3: Those Dancing Days - Those Dancing Days


A cantora Britta Persson vem conquistando fãs pelo mundo através de suas letras inteligentes levadas por uma melodia pop que consegue acompanhar os altos e baixos que um amor sugere. Britta descobriu seu talento para música enquanto estudava ciências na Universidade de Vaxjo. Quando não estava ocupada no seu trabalho de assistente de laboratório, Britta se aventurava em pequenos shows no campus da universidade ou em clubes locais. Seu disco mais recente "Kill Hollywood Me" veio a ser lançado no ano passado e possui músicas simples, diretas e ingênuas. O disco foi gravado em três semanas e foi produzido pela própria Britta ao lado do percussionista sueco Per Nordmar.

MP3: Britta Persson - Bummer Summer [feat. Kristofer Åström]


O último invasor deste ano atende pelo nome de Emil Svanängen, mas é mais conhecido pelo pseudônimo Loney, Dear. Emil é multi-instrumentista e expert em gravações caseiras, apresentando um trabalho que já saiu em quatro álbuns caseiros nos últimos três anos. Desde a infância, estudou clarinete e simultaneamente desenvolveu um interesse por música pop elaborada com sintetizadores. Com o apelido Loney, Dear, Emil conseguiu alguns feitos interessantes como o fato de ter vendido um pouco mais de três mil discos feitos à mão durante shows e pela Internet. Loney, Dear já dividiu palcos com Sonic Youth, Bloc Party, Clap Your Hands Say Yeah, Devendra Banhart, Joanna Newsom e muitos outros.

MP3: Loney, Dear - I Am John


No Ar Coquetel Molotov
Shows com Sebastien Tellier, Zombie Zombie, François Virot, Those Dancing Days, Britta Persson e Loney, Dear
Recife - Centro de Convenções de Pernambuco (Teatro Guararapes e Auditório Tabocas)
Dias 18 e 19 de setembro de 2009
Mais informações: www.coquetelmolotov.com.br


MySpace: Sebastien Tellier, Zombie Zombie, François Virot, Those Dancing Days, Britta Persson, Loney, Dear

CDs & MP3s:
BuscaPé
MercadoLivre
Submarino
Amazon
CD Universe
Insound
7digital

Um comentário:

Anônimo disse...

poxa a atração principal vc não colocou tb vem o Beirut...