Bad Rec Project - Leftovers EP (2009)

A idéia da Bad Rec Project aconteceu quando várias músicas incompletas, ou até mesmo completas estavam sendo esquecidas e deixadas para trás, nesse primeiro EP - “Leftovers” essas músicas ganharam nova roupagem. São músicas bastante sinceras, curtas e gravadas de um modo totalmente caseiro no Vegas, sem nenhum recurso técnico muito elaborado, somente microfone de computador, teclado, guitarras, gaita, vocais e com um adicional em algumas músicas de bateria e/ou teclado eletrônico no fruity loops. O nome do projeto se refere a isso, não tem nada o que esconder na verdade.

Bad Rec Project por Rodolfo Lima: “Caique Guimarães ou o Bad rec project, é um filho de Maceió, AL e da inocência do rock. Em cada melodia recitada, em cada música é possível se notar a influência de audições que o conquistaram desde sua puberdade musical até o cada qual no seu qual, já tô bem crescidinho, de hoje em dia. Rock lo-fi: Guided by Voices, Noise Addict. Grunge: Nirvana, Pearl Jam. Guitar: Dinosaur Jr., Built to Spill. Hardcore: Garage Fuzz, Street Bulldogs. Isso misturado daquela maneira despretensiosa (saiu misturado por que tá dentro e ninguém tira) é um belo exemplo da inocência do rock, já mencionada. Então o Caique Guimarães com um projeto de músicas mal gravadas, coloca pra fora o quanto música, filme, bebida, nicotina, amor e a busca pelo preenchimento do vazio da vida precisam ser exaltados, para o bem ou para o mal. Ah! Já falei da inocência do rock?”

Tente entender Leftovers:

01. Plan 9 from outer space - Surgiu depois de uma letra que fiz pra um amigo, a música era bastante diferente no começo, só voz e violão como na maioria delas. O teclado do início foi elaborado já na hora das gravações como forma de iniciar a parte mais lenta da música e dar entrada a parte mais emocional “time will not be such a trouble, all will came to us, i’m pretty sure of it”, a parte gritada do final é intencional, servindo pra dar mais ênfase ao que é dito. A música foi gravada com um teclado casio antigo, guitarra (o baixo tbm é feito na guitarra) e vocal, tudo gravado com um microfone de computador. Sendo sincero, essa foi a música que mais me satisfez, o resuldado ficou muito bom, pelomenos ao meu ver. O nome da música se refere ao filme de 1959 do Ed Wood que é classificado como filme-b assim como diz na música “beers and drums in a cold evening and when is calm a b-movie might be great” mas não há uma ligação direta com esse filme.

02. Talk, the telephone - Na verdade foi composta em uma madrugada conversando com um amigo, com esperanças de montar uma banda lo-fi, tendo em mente um som parecido com o do Beat Happening, mas essa idéia nunca chegou a ser colocada em prática, foi dai que decidi gravá-la. A frase falada no começo reflete bem como o resultado final soou pra mim “that’s the worse music ever made” que ao final das contas ficou tão tosca, que ficou legal. A letra é uma historinha sobre um telefone chamado Talk. A bateria foi gravada no Fruit Loops com adicionais de guitarras e vocais gravados com mic de pc.

03. Bruce Campbell - Foi uma brincadeira com uma música de um projeto conceitual de um amigo alagoano chamado Adryan Jobrunbo, a música composta pra esse projeto chamava-se Isobel Campbell e inicialmente era simplesmente um plágio da mesma com a mesma melodia sendo que se referindo ao ator de filmes b novamente. Já no período das gravações o que foi surgindo era totalmente diferente, só a letra foi aproveitada e a melodia foi inspirada em Guided By Voices, uma das maiores influências do projeto, muita microfonia no começo, 2 guitarras e 2 vocais foram gravados, uma música bem simples, que teria bateria eletrônica mas acabou que o resultado ficou legal sem a presença da mesma.

04. Bring me love - É a música mais trabalhada e com a letra que mais gosto do disco. A melodia teve como inspiração as músicas da banda Eels e foram gravados teclado e bateria no fruit loops sem a adição de nenhum outro instrumento físico, somente gaita e vocais. No pré-refrão foram adicionados mais de 5 vocais tentando de alguma forma plagiar os backing-vocals das cantoras negras da música gospel. A frase do final da música refere-se ao disco “In a bar, Under the sea” da banda belga dEUS.

05. Squeegee - É um “lo-fi metal” que conta com muita microfonia, guitarras e vocais distorcidos (na verdade, o vocal foi cantado dentro de um copo), o resultado final foi o que menos me agradou, mas é uma música bastante sincera. A letra é a mais antiga, de 2006, inicialmente em português, também feita pra um amigo.

Download via MediaFire

Release por Lê Almeida

Links:
myspace.com/badrecproject
transfusaonoiserecords.blogspot.com

CDs & MP3s:
BuscaPé
MercadoLivre
Submarino
Amazon
CD Universe
Insound
7digital

Nenhum comentário: