Cardinal - Cardinal (1994)

'Cardinal', a versão grunge dos Beach Boys
(por Fernando Rosa, editor de Senhor F.)

Cardinal é o encontro do ex-The Moles (australiano, dos anos oitenta) Richard Davies e o americano Eric Mathews. Juntos gravaram apenas um disco, com o nome do projeto, o suficiente para increvê-los na história do rock moderno. Ou, pelo menos, transformá-los em mais uma lenda “nuggets” do presente, ou de um futuro não muito distante.

Em 1994, sem grandes pretensões, os dois produziram o disco Cardinal, um banquete sonoro que mistura Left Bank, Beach Boys e Burt Bacharach com genial maestria. Em apenas dez faixas, o disco traz belas canções embaladas pela magia de orquestrações, vozes quase em coral e sofisticados arranjos. A maioria das canções tem a assinatura de Davies, enquanto Mathews responde pelos arranjos.

Cardinal, o disco, inscreve-se na lista dos discos “perdidos” que não se encaixam em nenhum movimento. Ao contrário, quando foi lançado, estava totalmente na contra-mão do barulhento grunge vigente. Trata-se apenas de um grande disco de músicas, feita por dois grandes cantores, compositores e arranjadores. Talvez por isso, pela sua displicência histórica, seja tão legal ouví-lo quase 15 anos depois.

MP3: Cardinal - If You Believe In Christmas Trees
MP3: Cardinal - You've Lost Me There
MP3: Cardinal - Dream Figure
MP3: Cardinal - Silver Machines

www.myspace.com/cardinaltheband | mu | rs | mf

CDs & MP3s: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital

Nenhum comentário: