Pública - Single (pré) Polaris (2007)

A Pública é um dos melhores frutos dessa geração. Enquanto muitos se perderam no caminho, a Pública (como a Superguidis, da mesma nascente) conseguiu o mais difícil: criou uma identidade e um público próprios a partir de um contexto não só local, mas mundial. Seu primeiro disco, Polaris, é uma das melhores cartas de intenções do rock gaúcho dos últimos tempos, uma carta que já vem com promessas cumpridas, com itens "a fazer" já riscados.
Polaris é também um álbum de sítio e de dedicação: a banda se isolou longe da capital para as gravações, o que provavelmente contribui para a coesão do som. O único elemento adicionado fora do cenário campeiro foi o piano de calda Steinway, gravado no Teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Sentiu qual é o nível de comprometimento da parada?
O segredo da Pública para se sobressair dos incontáveis mods & strokes que os rodeiam foi buscar elementos diferenciais na vida urbana de Porto Alegre e no Britpop. O portoalegrismo não é tão explícito, mas sua atmosfera permeia melodias e letras. A influência inglesa é parte importante da liga musical e vem tanto do primeiro disco do Stone Roses, quanto dos Beatles, do Supergrass e das melhores coisas do Oasis. Mas isso é só a ponta do iceberg: quanto mais você ouve o disco, mais mergulha num oceano de referências que pode levar ao Television, The Cure, Smiths, David Bowie, rock brasileiro e gaúcho dos anos 80 e por aí vai. Uma aventura divertida e cheia de pérolas escondidas para qualquer fã de música.
Fora isso tudo, Polaris tem um indefectível frescor juvenil universal, uma energia autêntica de corações ainda não contaminada por cinismo e sarcasmo, esses dois venenos que fizeram os anos 90 interessantes, mas também amargos demais. Da mesma forma, os shows da banda fazem um contraponto ao rock da época do Nirvana, quando o público era mais escasso e o underground pouco estruturado. Hoje, a Pública toca para uma audiência considerável em número e em dedicação à banda: os garotos e garotas fiéis que lotam os shows têm as letras na ponta da língua e deixam isso claro a plenos pulmões.
Dessa maneira, a Pública monta as bases para uma jornada longa e profunda, com potencial não só pra atingir público em quantidade (o que não depende só deles, mas da gravadora, do contexto atual, de carma), mas também para empurrar as próprias fronteiras musicais. O rock (gaúcho, brasileiro, mundial) agradece.
(Gustavo “Mini” Bittencourt – vocalista e guitarrista do Walverdes)




O Pública é daquelas bandas que estão usando selo ISO 9000 na prestação de serviços a um bom projeto de música. Não se descuidam de nada: produção do álbum, identidade visual, videoclipe bacana. Tem consistência no conjunto da obra!”.
(Fernanda Takai – Pato Fu)




Mais um triunfo do rock "gauchês"O Rio Grande do Sul mantém, por meio do Pública, a tradição de revelar grandes grupos para o rock brasileiro. E este "Polaris", estréia da banda, é de longe o melhor disco ouvido por este crítico nos últimos meses. Na primeira audição tem-se a impressão de que o som é rigorosamente inclassificável. Mas à medida que as melodias pop perfeitas vão se imiscuindo no sistema auditivo, as surpresas agradáveis surgem uma atrás da outra - e aí vem à tona eflúvios de Beatles(nos pianos sensacionais que dialogam faceiros com as guitarras, os violões e o ótimo vocal do cantor e compositor Pedro Meltz), de rock inglês anos 80(no baixo intenso e na melodia fantástica da faixa-título) e de psicodelia explícita(em "Bicicleta", uma ode descarada aos prazeres oriundos de uma viagem de ácido). E além de tudo, Meltz ainda comete versos certeiros como "Já comprei todos os long-plays/Dos artistas que você sempre gostou/Mas mesmo assim/Eu ainda estou só". Romantismo melancólico deslavado e ótimas canções:Pública é a "the next big thing" do rock gaúcho , quiçá brasileiro. Pode apostar.
(Humberto Finatti)


Single (pré) Polaris (2007)
1. Long Plays
2. Precipício
3. Polaris
[ Download através do Tramavirtual ]


Sites: publicarock.com / myspace / tramavirtual / fotolog / orkut / e-mail /


Info & Buy: BuscaPé / Amazon / Insound

Nenhum comentário: