Leoni: A Noite Perfeita Ao Vivo [RELEASE]

Leoni está lançando seu novo álbum, A Noite Perfeita Ao Vivo, quando novembro chegar. Para o release, vários fragmentos de inúmeras colaborações se fundiram nesse texto final redigido pelo jornalista Jamari França.

A Noite Perfeita Ao Vivo - LEONI

Leoni é o primeiro músico brasileiro consagrado a fazer a transição para os novos tempos do mercado mundial. O CD/DVD A Noite Perfeita Ao Vivo confirma o sucesso do método desenvolvido em sua página na internet desde meados de 2008. São 14 canções inéditas num total de 21 canções no DVD (quatro em medleys), nove delas distribuídas gratuitamente para os mais de 50 mil fãs cadastrados em seu site www.leoni.com.br. As canções anteriores que entraram no DVD foram escolhidas pelos fãs, que praticamente não quiseram hits antigos, daí a decisão de fazer dois medleys com elas.

Já o CD tem 13 canções. As nove já divulgadas e quatro inéditas: Alucinadas (tema da peça homônima), Igual A Qualquer Um (vitoriosa do concurso de composição do site) e Muita Calma Nessa Hora (gravada em estúdio, tema do filme dirigido por Felipe Joffily que estréia em novembro). A quarta é Canção da Despedida, de sua antiga banda, Heróis da Resistência, com novo arranjo.

O clipe de Muita Calma Nessa Hora está nos Extras do DVD, assim como o Making Of e o clipe de Alucinadas, gravado em casa com a participação de seus companheiros de geração Roberto Frejat, Herbert Vianna e Leo Jaime, e das atrizes Luciana Fregolente e Renata Castro Barbosa.

Do alto de uma experiência de quase 30 anos de carreira, iniciada no Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens, Leoni entendeu perfeitamente que não adiantava ficar chorando sobre o leite derramado da venda de CDs, minada pela pirataria e pelos downloads livres, e tratou de se adaptar à revolução digital. Enquanto muitos reclamavam da apropriação de suas músicas pela internet, o cantor sacou que o melhor seria ele mesmo dá-las para que o trabalho chegasse ao conhecimento público com qualidade e sob seu controle. E, com isso, gerassem público para os shows.

No universo infinito da internet ele encontrou muita gente que se sensibilizou com as mensagens que, segundo ele, obedecem em sua maioria a um grande tema, a busca da felicidade:

- Não uma felicidade baseada em fingir que não há sofrimento e tristeza, mas uma que se construa sabendo que toda vida é insatisfatória. Tento encontrar a felicidade na verdade, uma vida que se possa dizer boa apesar da dor e do infortúnio que acontece pra todo mundo. Talvez isso seja um pouco vago demais. Talvez por ser uma busca e não uma resposta. É um momento de mais perguntas do que respostas – explica ele.

A identificação levou os fãs a formarem comunidades online que lotam os shows de Leoni por todo o Brasil, mesmo sem tocar no rádio ou ter alguma música nas novelas. Na gravação do DVD, realizada no último dia 18 de junho sob a lona histórica (ou sagrada, como querem muitos) do Circo Voador, o público uniu sua voz à dele numa grande comunhão que dissolveu a diferença entre palco e platéia.

Eles vieram de vários estados, movidos pelo desejo de estar ao lado do porta-voz de suas emoções e cantar com ele. É o que diz, por exemplo, Walter Ribeiro, que saiu de Salvador no dia anterior à gravação, em depoimento enviado ao site:

- A emoção de ouvir o Circo Voador lotado cantar em coro um repertório com tantas canções inéditas revelava para mim uma situação absolutamente incomum e que me tocou bem mais fundo do que eu poderia prever. Era a confirmação de que algo muito especial havia entre aquele artista, acompanhado por uma banda quase minimalista, mas com uma enorme sonoridade, e o público, que em momento algum deixou de entoar um só verso de cada canção.

A banda minimalista é um power trio que, muito apropriadamente, Leoni batizou de Furacão de Bolso, com Andréa Spada, que faz vocal e toca baixo acústico, também com arco; Gustavo Corsi, ex-Picassos Falsos, é um virtuoso na guitarra e também vocal e Lourenço Monteiro na bateria. Leoni, no DVD com um visual a Leonard Cohen, canta e toca violão.

O compositor trabalha com parcerias desde os tempos do Kid Abelha e neste repertório estão muitas delas:

- Eu adoro parcerias e corro atrás de pessoas que me inspiram. Eu costumo me adaptar ao método de trabalho do parceiro. Se ele prefere letra antes eu faço, se prefere trabalhar junto nós nos encontramos etc. Na Noite Perfeita Ao Vivo meus parceiros mais presentes são a Luciana Fregolente e o George Israel. De novos tem o Rodrigo Maranhão e o Eduardo Toledo - que ganhou o concurso de composição.

Leoni já promoveu dois concursos no site, neste forneceu a letra para que os fãs fizessem a música. Eduardo Toledo foi o vencedor e veio diretamente de Miami, onde mora, cantar Igual A Qualquer Um. Mais uma prova do poder de mobilização alcançado por Leoni com seu investimento no mundo digital.

O tempo em que o artista podia se preocupar apenas com o trabalho artístico não mais existe. “Há alguns anos me despedi de diversas ilusões e superstições. Se não trabalharmos com afinco e não cuidarmos de todas as fases do processo, não há como garantir o resultado”, diz ele.

O projeto é uma parceria da produtora de Leoni, Outro Futuro, com o Canal Brasil, sob a direção de Paulo Henrique Fontenelle. As vendas estão sendo feitas pelas lojas físicas e virtuais e também pelo próprio Leoni em seu site. A Noite Perfeita Ao Vivo é um produto dessa ralação toda, divisão em partes iguais, de suor e talento.

{Esse release foi gerado a partir de textos e histórias dos cadastrados do site do Leoni e organizado e finalizado por Jamari França.}


Video: Teaser: A Noite Perfeita Ao Vivo


Video: Leoni - “Muita Calma Nessa Hora”


Video: Leoni, Herbert Vianna, Leo Jaime, Roberto Frejat, Luciana Fregolente e Renata Castro Barbosa - “Alucinadas”

Pré-Venda: A Noite Perfeita Ao Vivo

Site: leoni.com.br | twitter | musicasocial

CDs & MP3s:
BuscaPé
MercadoLivre
Submarino
Amazon
CD Universe
Insound
7digital

Nenhum comentário: