Fujimo - Look Feel Love (2009)

Os cariocas do Fujimo parecem ter sido pegos de cheio pela IDM (intelligent dance music), gênero que tem “simpatizantes” como Aphex Twin e Autechre, só pra citar alguns. A banda, que começou em 2004, já teve diversas formações e hoje parece finalmente ter se encontrado em um trio formado por João Casaes (vocais, baixo e programações), Paulo Casaes (programações, teclados, vocais e máquinas em geral) e Nuno Virgílio Neto (guitarra). O Fujimo já lançou Look, Feel e Love como EPs separados que agora saem compilados no formato disco cheio.

Os irmãos Paulo e João Casaes já discutiam a possibilidade de formar uma banda no final de 2003. Na época, Paulo estudava nos EUA, e João morava no Rio. João aprendeu a tocar baixo ainda moleque, e aprendeu a produzir hip hop (usando um MPC 2000) em Chicago, onde morou entre 1998 e 2002. Paulo formou-se em piano clássico ainda criança, e mais tarde graduou-se em música, nos EUA. Com a chegada de Paulo ao Rio no final de 2004, os irmãos começaram a brincar mais seriamente com máquinas de fazer música, pelas quais sempre tiveram interesse. Não demorou muito para completarem a primeira formação do Fujimo com um baterista (o inglês Oscar Challenger), um tecladista (Loli Astua) e um guitarrista (Rafael Gryner).

Na época, a banda tinha um som mais convencional, de uma banda pop – tirando o fato de terem um baterista que tocava uma bateria midi e um tecladista (no caso, o Paulo) fazendo sons terríveis no teclado. Essa formação teve uma vida curta, encerrada com a volta de Oscar para a Inglaterra no final de 2005. Sozinhos novamente, os irmãos Casaes voltaram-se às velhas máquinas eletrônicas. No final de 2005, a banda foi apresentada a Nuno Virgílio Neto (que na época tocava sozinho em sua outra banda: Nha Trang) por um amigo em comum dos três, o Fernando Paiva, guitarrista da Luisa Mandou Um Beijo. O chope rendeu frutos, redendo a atual formação da banda.

Atualmente, o som final da banda é geralmente composto por voz, baixo, guitarra e programações de computador – com um baixo quase sempre simples e uma guitarra levando riffs inspirados nas bandas indie dos anos 80 (como New Order e Happy Mondays). A programação eletrônica é pesada e complexa. Robert Pollard, Aphex Twin e Squarepusher são algumas das influências. [RELEASE]

DOWNLOAD via MediaFire

Links:
fujimomusica.com
transfusaonoiserecords.blogspot.com

CDs & MP3s:
BuscaPé
MercadoLivre
Submarino
Amazon
CD Universe
Insound
7digital

Nenhum comentário: