Blur volta aos palcos em 2009

Blur volta aos palcos londrinos em formação original
A banda se apresentará ao vivo no Hyde Park, em julho de 2009

O verão londrino já promete. Dia 3 de julho, o Blur se apresentará ao vivo no Hyde Park, em Londres. Desde a apresentação no Royal Festival Hall, os fãs não viam a formação original da banda em ação. Graham Coxon, Alex James, Dave Rowntree e Damon Albarn prometem voltar com tudo em 2009. "É ótimo ter meu velho amigo de volta", disse Damon, referindo-se a Coxon, afastado da banda desde 2002.

A história do grupo começou a ser escrita na escola Stanway Comprehensive, em Colchester, no início dos anos 80, depois de uma colisão determinante entre Damon Albarn, vindo do leste de Londres, e o local Graham Coxon.

"Primeiras impressões de Damon?", pensa Graham. "Ele vestia um casaco preto, com uma camisa branca e um nó de gravata ao estilo Cary Grant. Meias brancas. Belos e simples sapatos. Eu estava usando um par de sapatos Tuf e ele veio me dizer que eram falsos".

Nascia uma aliança intensa e desafiadora. No horário de almoço, os dois conversavam sem parar sobre The Jam, 2-Tone e Quadrophenia – quase prevendo o que aconteceria no futuro. Mais tarde, quando Coxon, então estudante, entrou para a Circus (banda liderada por Albarn na época pré-Blur), sugeriu novos riffs para as guitarras, além de apresentar o baixista Alex James, de Goldsmith. O baterista, Dave Rowntree, então um programador de computador com corte de cabelo moicano, politicamente um pouco mais à esquerda de Tony Benn, batucava como um selvagem.

Juntos eles formaram o Seymour e, em seguida, o Blur: arquitetos do renascimento da música britânica, uma vez que seus quatro primeiros discos – Leisure (1991), Modern Life Is Rubbish (1993), Parklife (1994) e The Great Escape (1995) – restabeleceram a ligação entre os novos grupos locais com os ícones pop – Ray Davies, Bowie, The Jam, John Barry, Syd Barrett, The Specials. Damon Albarn tornou-se um pungente narrador independente das paisagens culturais.

O primeiro disco da banda a chegar ao primeiro lugar, “Parklife”, figurou nas paradas de sucesso durante impressivas 90 semanas e, no ano seguinte ao seu lançamento, a banda ganhou quatro prêmios no Brit Awards, um feito determinante para a música alternativa. No dia 17 de junho, o Blur tocou para 30 mil fãs no estádio Mile End, no leste de Londres, com a participação especial de Phil Daniels, do Quadrophenia, que repetiu o monólogo da mais conhecida e mais tocada faixa do disco. Em agosto daquele ano, a banda vendeu 274 mil cópias do single “Country House”, na primeira semana de seu lançamento.

O que eles fazem quando não aparecem como Blur...

Os projetos musicais de Alex James fora do Blur incluem Me Me Me (com Stephen Duffy) e Fat Les, autores do sucesso “Vindaloo”, de 1998. Ele já compôs músicas em parceria com Marianne Faithfull, Sophie Ellis Bextor e a lendária Betty Boo. Prolífico colaborador para jornais e revistas, Alex mora em uma fazenda em Oxfordshire e é autor do livro de memórias do britpop “A Bit of A Blur”.

Dave Rowntree tem uma empresa de animação digital, a Nanomation, e já dirigiu alguns episódios de Empire Square, série de comédia exibida pelo Channel 4. Membro e militante do partido dos trabalhadores inglês, ele é um potencial candidato do distrito que engloba Londres e Westminster para as próximas eleições gerais.

Graham Coxon é o fundador da gravadora Transcopic Records, tem seis álbuns solo de studio – The Sky Is Too High (1998), The Golden D (2000), Crow Sit On Blood Tree (2001), The Kiss Of Morning (2002), Happiness In Magazines (2004) e Love Travels At Illegal Speeds (2006) – além de arranjar tempo para dividir com Paul Weller os créditos do single This Old Town e para colaborar na música Black River, do álbum 22 Dreams, de Weller. Seus trabalhos artísticos, que adornam as capas dos álbuns do Blur e de Kate Rusby, foram exibidos no ICA e em outras galerias.

Damon Albarn se juntou a Jamie Hewlett na criação da banda virtual Gorillaz, criadores do campeão de vendas e Disco de Platina Gorillaz (2001) e do vencedor do Grammy Demon Days (2005). Outras aventuras musicais incluem Mali Music, Democrazy, The Good, The Bad & The Queen, trilhas sonoras para os filmes Mortos de Fome e 101 Reykyavik, e para a ópera multimídia, em mandarim, Monkey: Journey To The West. Ele está completamente envolvido com o coletivo Africa Express, que leva música a locais distantes. Além disso, Damon já produziu ou fez participações em músicas de Tony Allen, Ray Davies, Massive Attack, Fatboy Slim e Amadou & Mariam.

Os ingressos para a histórica apresentação começarão a ser vendidos a partir das 9h desta sexta-feira, 12 de dezembro de 2008, no site www.livenation.co.uk. Todos os ingressos custarão £45.00 e a venda está limitada a seis ingressos por pessoa, além de ser cobrada uma taxa para a reserva. A produção do evento recomenda aos fãs que comprem os ingressos somente em postos de venda autorizados.

MP3: Blur - There's No Other Way
MP3: Blur - Girls and Boys
MP3: Blur - Charmless Man
MP3: Blur - Song 2
MP3: Blur - Coffee and TV
MP3: Blur - Out of Time

Site: blur.co.uk

CDs & MP3s: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital

Nenhum comentário: