Margareth Menezes - Naturalmente (2008)

"Ouça o que eu tenho a dizer/ Tome o que eu tenho pra dar/ Se não servir pra você/ Atire tudo no mar". São desafiadores os versos que abrem "Naturalmente" (MZA Music), novo disco de Margareth Menezes - a música é "Mulher do coronel", pinçada do álbum "Eterno deus Mu dança", que Gilberto Gil lançou em 1989. A descrição do CD parece justificar o tom: a rainha do axé abandona sua seara e se lança numa roupagem elegante, firmando imagem de grande intérprete de Música Popular Brasileira (com maiúsculas).

Mas não. Primeiro, porque "Naturalmente" segue uma abertura de repertório que Margareth já havia feito no CD anterior, "Pra você" (2005). Além disso, a roupagem - produção de Marco Mazzola - não é tão elegante assim. Cordas, teclados e timbres, de uma forma geral, dão o verniz, mas a maior parte das vezes jogam em favor de um clima chique-moderno de gosto duvidoso. Há, porém, bons momentos, como o arranjo de "Por que você não vem morar comigo?" (Chico César), que flerta com ironia e carinho com o brega, conversando com a própria letra.

A escolha da canção de Chico César, assim como a de Gil, mostrou bom faro para garimpar pérolas esquecidas. Na regravação de sucessos, porém, o disco mostra-se reverente demais aos originais. Os arranjos de "Os cegos do castelo", "Abuso de poder" e, sobretudo, "Foi Deus quem fez você", remetem diretamente aos originais de, respectivamente, Titãs, Jorge Aragão e Amelinha. É interessante a idéia de retomar o arrasa-quarteirão "Foi Deus quem fez você" - "um hino de amor", na definição de Margareth -, que foi segundo lugar no festival "MPB-80", da Globo, teve mais de um milhão de compactos vendidos e atingiu o primeiro lugar tanto em FMs quanto em AMs. Mas a releitura, por falta de ousadia, não avança.

Apesar dos problemas, Margareth sustenta em seu canto a força anunciada nos versos iniciais do disco. O calor de cantora popular - que sabe o que é fazer milhares de pessoas pular no carnaval - tempera mesmo as interpretações de canções mais cool, como "Por que você não vem morar comigo?", "Os cegos do castelo", "Febre" (Zeca Baleiro e Lúcia Santos) e "Um caso a mais" (em dueto com o autor, o português Luis Represas). Nas que exigem malícia romântica ("Abuso de poder", "Mulher de coronel" ou "Lua no mar", parceria de Margareth com Robson Costa) ou o vigor de vulcão baiano ("Matança", "Gente"), Margareth faz o que se espera - e é ótima, apesar de muitas vezes empalidecida pelo acompanhamento instrumental.

Entre regravações de sucessos e garimpagens, merece destaque "Gente", feliz encontro das melodias ensolaradas do guitar hero tropical Pepeu Gomes com as imagens de Arnaldo Antunes (parceiros da canção ao lado de Marisa Monte): "No sul sapato engraxado, no norte cabelo penteado com gel/ Plástico, pedra, ouro, prata, resina, alumínio, madeira e papel/ Para pulseira, colar, broche, piercing, coroa, aliança ou anel/ (...) Cada pessoa é uma nova exceção mas os outros nos chamam de nós".

Média: 5,0 | por Leonardo Lichote do O Globo Online

Margareth Menezes
Naturalmente
2008

1. Mulher de Coronel [com Gilberto Gil]
2. Gente
3. Os Cegos do Castelo
4. Por Que Você Não Vem Morar Comigo?
5. Lua no Mar
6. Abuso de Poder
7. O Perdão
8. Febre
9. Matança
10. Foi Deus Quem Fez Você
11. Um Caso a Mais [com Luis Represas]

Links: Site | MySpace

CDs & MP3s: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital

Nenhum comentário: