Festival El Mapa de Todos

Nos próximos dias 27, 28 e 29 de novembro, acontece em Brasília o festival “El Mapa de Todos”, reunindo artistas do Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Espanha, Portugal e Brasil. Idealizado pelo editor do portal Senhor F, Fernando Rosa, e co-produzido por Senhor F e Scatter Records, de Buenos Aires, o evento sintetiza o avanço da aproximação entre as cenas independentes regionais.

O festival é realizado em parceria com o Espaço Brasil Telecom, também sede do evento, atualmente um dos melhores espaços para a música em Brasília e no país. Em atividade desde o início deste ano, o Espaço Brasil Telecom já é uma das principais referências culturais da capital do país, condição atestada pelos músicos que passaram pelo seu palco.

Entre as atrações do Festival El Mapa de Todos estão Babasonicos, uma das bandas mais importantes do rock em espanhol atualmente, e La Quimera del Tango, ambos da Argentina, Turbopotamos do Peru, Javiera Mena do Chile, Sr. Chinarro da Espanha, Azevedo Silva de Portugal e Danteinferno do Uruguai - visite o MySpace de cada um dos artistas (abaixo).

Do Brasil, destaca-se Marcelo Camelo, que lança em Brasília seu primeiro disco em carreira solo, Mundo Livre S/A, Macaco Bong e Beto Só. O festival ainda contará com mais dois artistas nacionais, escolhidos por meio de seleção do portal iG. Além de shows, haverá feira de discos, apresentação de vídeos e debates sobre a integração regional.

Filiado a Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes), o festival integra o calendário oficial de atividades do Ministério da Cultura para o Mercosul. Neste semestre, o Brasil ocupa a presidência Pro Tempore do Mercosul, com a atribuição de gerir todas as frentes de atuação.

O evento será transmitido ao vivo pela TV Brasil – Canal Integración para toda a América Latina e também pelo portal iG via internet. Além dos shows, a transmissão contará com entrevistas com os artistas, palestrantes e autoridades presentes nos três dias de realização do evento.

“O festival El Mapa de Todos é um desdobramento, uma evolução do Senhor Festival. Depois de organizar o evento por três anos, com essas características, em 2007, com participação de artistas da Argentina e do Chile, decidimos ampliar o conceito”, diz Fernando Rosa, idealizador do festival.

“Então - segundo ele - na terceira edição do Senhor Festival, anunciamos, em novembro do ano passado, o El Mapa de Todos, focando a idéia da integração sul-americana, inicialmente”. “Na época, prometemos realizar o festival ainda neste ano, o que estamos cumprindo agora, um ano depois”, comemora.

Com dez anos na rede, o portal Senhor F tem um histórico de ligação com a música em espanhol. Nesse período, passaram pelas páginas do portal a origem do rock da região, as suas principais bandas e os discos mais importantes. A Agência Senhor F também acompanha as cenas independentes atuais, as novas bandas que surgem e os lançamentos.

Recentemente, ampliando essa conexão, a produtora Senhor F criou o programa Senhor F Sem Fronteira, veiculado pela Rádio Câmara ao vivo e pela internet. Voltado para a música ibero-americana, o programa já chegou à quadragésima-terceira edição, apresentando mais de 400 artistas, e transformando-se em referência da música sul e ibero americana no Brasil.

“Na condição de defensor da unidade sul-americana, em todos os sentidos, acredito que o festival tem um papel importante para ajudar a fortalecer esses novos caminhos de união dos povos da região. Sem maiores pretensões, estamos trazendo nomes de grande destaque na região, o que antes, talvez só fosse possível pelas mãos das grandes gravadoras".

"Isso é, principalmente, fruto da força da idéia da integração que se estende a todos os setores da sociedade, além do trabalho que desenvolvemos e da credibilidade que construímos junto aos artistas, produtores, mídia especializada e autoridades do setor cultural”, conclui Fernando Rosa.

A programação

Quinta - 27/11

Beto Só (Brasil)
Azevedo Silva (Portugal)
Danteinferno (Uruguai)
Marcelo Camelo & Hurtmold (Brasil)

Sexta - 28/11

Seleção iG (Brasil)
Macaco Bong (Brasil)
Turbopotamos (Peru)
Babasónicos (Argentina)

Sábado - 29/11

Seleção iG (Brasil)
La Quimera del Tango (Argentina)
Javiera Mena (Chile)
Sr. Chinarro (Espanha)
Mundo Livre S/A (Brasil)

Conheça os sons:

MP3: Beto Só - Vida Boa Não é Vida Ganha
MP3: Azevedo Silva - Um Pobre Diabo
MP3: dANTEINFERNO - Eleonor Rigby
MP3: Marcelo Camelo - Tudo Passa
MP3: Macaco Bong - Fuck You Lady
MP3: TURBOPOTAMOS - No Love
MP3: Babasonicos - Patinador Sagrado
MP3: La Quimera Del Tango - Secuestro Express
MP3: Javiera Mena - Cuando Hablamos
MP3: Sr. Chinarro - Los Angeles
MP3: Mundo Livre S/A - Nega Ivete


Conheça os artistas:

- Beto Só
- Azevedo Silva
- Danteinferno
- Marcelo Camelo
- Macaco Bong
- Turbopotamos
- Babasonicos
- La Quimera del Tango
- Javiera Mena
- Sr. Chinarro
- Mundo Livre S/A


(por Flávio Ohno, na Senhor F.)

CDs & MP3s: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital

Um comentário:

criiis. disse...

que FODA!! ;D

macaco bong é muito boa, demaais.

conheci por aqui também ;D