Relespública - Efeito Moral (2008)

Primeiro foi a distribuição gratuita do single "Homem-Bomba" pela internet, nos meses de julho e agosto. Agora a Relespública se prepara para outro ataque virtual. E justamente no dia 11 de setembro. Nesta data, o trio curitibano de rock lança seu novo álbum, Efeito Moral. A novidade é que o disco não sairá apenas em CD. A partir de então, ele está disponível em três endereços na rede mundial de computadores e ainda seguirá uma nova tendência do mercado fonográfico: será vendido em uma edição limitada de 500 pen drives (com direito a extras como fotos, letras cifradas para violão e guitarra, quatro videoclipes e todos os MP3 do álbum anterior), que custarão R$ 35. Para audição, é só acessar a página oficial da Relespública no MySpace - seis músicas novas estarão disponíveis a partir do dia 11 e as 14 totais a partir do dia 22 - ou o selo Mondo Bacana, em seu portal. E o álbum pode ser adquirido através do site oficial da banda. As cópias "físicas" estarão à venda apenas em novembro.

Efeito Moral é o quinto álbum da carreira que está prestes a comemorar duas décadas de existência. Para celebrar o marco - o vigésimo aniversário será no próximo mês de abril - Fábio Elias (guitarra e voz), Ricardo Bastos (baixo e voz) e Moon (bateria) optaram por lançar um disco com 14 músicas inéditas, o que não acontecia havia cinco anos (os dois últimos trabalhos são As Histórias São Iguais, de 2003, e MTV Apresenta Relespública, gravado ao vivo e lançado também em DVD, de 2006). Isso significa uma temporada comemorativa, com muitos shows por todo o Brasil. E um punhado de novas canções que, apesar de não abrirem mão da característica oficial da Relespública (tocar um rock cru e bastante direto), conferem uma sonoridade mais pop à banda.

O primeiro single do disco, "Homem-Bomba", já consagrou-se um dos maiores sucessos da trajetória da Relespública - e é um daqueles hits que não podem mais deixar de ser tocados em qualquer apresentação da banda. A música é um punk rock devastador que narra uma série de atuais e dolorosas mazelas bélicas ou provocadas pela natureza, nos quatro cantos do planeta.

Seu videoclipe - parte de uma assessoria de imagem prestada a banda pela agência By Vivas - foi feito em animação e tem ares de fotonovela, pop art, quadrinhos da Marvel dos anos 60 e 70 (leia-se o auge das histórias de Homem-Aranha, X-Men, Demolidor e Quarteto Fantástico). "A intenção foi utilizar referências marcantes sem parecer dejavu. Para dar um gás novo a essas influências, ainda contamos com o motion design competentíssimo da Pamka, empresa do video-artista Zé Riba", comenta o diretor Fabio Biondo, estreante no gênero.

Outro carro-chefe de Efeito Moral é "Tudo o Que Eu Preciso", que conta com a participação especial de Samuel Rosa. A canção, segundo Fabio Elias, seu autor, foi composta sob a inspiração máxima de Carrossel, considerado por muitos como o melhor disco já feito pelo Skank. Samuel, aliás, sentiu-se tão à vontade com a música, que propôs algumas idéias para os vocais da faixa durante a gravação - feita em uma tarde de sol na cidade de Belo Horizonte ao lado de Fábio e Ricardo.E precisou apenas de sete takes para escolher aquele que iria para o disco.

A Relespública também conta com mais músicos convidados em outras canções de Efeito Moral, como Benê da Gaita (em "Garota Só") e os tecladistas Adriano Grineberg (em "Dê Uma Chance Pro Amor" e "O Planador"), Ruben Cabrera (em "Lady Baby") e o "novo mutante" Henrique Peters (em "S.O.S."). E Sandra Piola, vocalista do quarteto curitibano Anacrônica, protagoniza um dueto com Fabio Elias na divertida letra de "Olha Que Absurdo!!!", uma das três faixas-bônus do álbum.

Relespública | Efeito Moral | 2008

Tracklist:

1. Relespública - Nós Estamos Aqui [mp3]

2. Relespública - Dê Uma Chance Pro Amor [mp3]

3. Relespública - O Planador [mp3]

4. Relespública - Tudo Que Eu Preciso [mp3]

5. Relespública - Não Seja Otário, Não! [mp3]

6. Relespública - Homem-Bomba [mp3]

7. Relespública - S.O.S. [mp3]

8. Relespública - Tema Pela Terra [mp3]

9. Relespública - Catavento [mp3]

10. Relespública - Se Tenho Você [mp3]

11. Relespública - Lady Baby [mp3]

Bonus Tracks:

12. Relespública - Garota Só [mp3]

13. Relespública - Lara Bee [mp3]

14. Relespública - Olha Que Absurdo [mp3]

Clip: "Homem-Bomba"


Créditos e agradecimentos pelo texto: Mondo Bacana

Site: www.relespublica.com
MySpace: www.myspace.com/relespublica

CDs & MP3s: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital

Um comentário:

mario elva disse...

Opa. Sou eu Mário, do Elva Urf e do blog-is-dead. Quando não tiver nada melhor para fazer, dê uma checada em www.myspace.com/peixesoluvel e em www.myspace.com/otilt. São dois projetos meus e gostaria de ouvir sua opinião. Obrigado, desde já.