Moptop - Como se Comportar (2008)

“Retornei à estrada calorenta e zarpei num carro novo em folha, dirigido por um jovem executivo de Denver, um cara de uns trinta e cinco anos. Ele ia a cento e vinte por hora. Eu formigava inteiro; contava os minutos e subtraía os quilômetros. Bem em frente, por trás dos trigais esvoaçantes, que reluziam sob as neves distantes do Estes, eu finalmente veria Denver. Imaginei-me num bar qualquer da cidade, naquela noite, com a turma inteira; aos olhos deles, eu pareceria misterioso e maltrapilho, como um profeta que cruzasse a terra inteira para trazer a palavra enigmática, e a única palavra que eu teria a dizer era: “Uau!”…
(Trecho extraído de “On the road”/“Pé na estrada” de Jack Kerouac)

É na alma livre e atormentada de Jack Kerouac e na beat generation de onde vem o combustível para “Como se comportar”, com suas histórias de dúvidas, sexo, carros, porres, amor, música, desordem, despedidas e beijos de filme. Enfim, seguir de carona ao sabor do vento, compartilhando o destino de alguém e também a sua estrada.... muitas estradas.....mais estradas.....aonde você quer chegar mesmo?

O Moptop com seu disco de estréia, “Moptop” em 2006 percorreu o Brasil de cabo a rabo por 15 estados e aproximadamente 100 cidades em mais de 190 shows como atração principal e ganhando milhagem de experiência abrindo shows do Oasis, Keane, Placebo, The Bravery e Magic Numbers. Então, “Como se comportar”, mais do que a “prova de fogo do segundo disco”, é um resumo das dúvidas, incertezas e sobretudo da experiência de ser uma banda de rock no país do samba e afins (...sobretudo os afins).

Com 12 canções compostas por Gabriel Marques, “Como se comportar” , foi arranjado pela banda em Nova Friburgo em fevereiro e gravado por Paul Ralphes no estúdio Cia dos Técnicos, em Copacabana em abril de 2008. Templo do samba carioca de A à Z, o estúdio foi também onde Kurt Cobain tramou em 1993 “In Utero” e “Live through this” (do Hole), sob a quentura das insuperáveis mesas de gravação analógica de Rupert Neve.

Gabriel fala sobre o estigma do 2º. Disco: “É realmente complicado mas também não é o drama que parece. Tivemos menos tempo para compor e mais expectativas nos cercando mas em compensação, somos uma banda melhor do que no disco anterior. Nossa maior preocupação foi fazer um disco equilibrado, que fosse ousado e divertido ao mesmo tempo. Tentamos explorar territórios novos mas sem perder a continuidade com o trabalho anterior. A viagem para Friburgo foi essencial pois nos blindamos um pouco do peso do segundo disco e simplesmente tocamos durante 2 semanas”.

“Contramão” fala do encanto pelo proibido, a necessidade que todos temos, (alguns mais que outros) de buscar o errado, o lado profano da vida. “Aonde Quer Chegar?” foi a última a ser composta e traz a simplicidade do momento que estão vivendo como banda. Parece uma letra de amor mas não é. “Eu Avisei” sai completamente do universo “moptopeano” e traz estranheza e sonoridades novas para o álbum. “Beijo de Filme” traz como inspiração um cruzamento entre Arctic Monkeys e Ultraje a Rigor, brincando com fraseados menos melódicos e uma letra maior e com mais significado. “Como se Comportar”, “Bonanza”, “Desapego” e “2046” tem forte influencia do triumvirato Dick Dale x Ennio Morricone x Kerouac como se fosse possível criar a “surf spaghetti beat”.

Hi-fi x lo-fi: esse é o resumo do som do Moptop, absorvendo todas as décadas de (r)evolução do rock, utilizando a sinceridade e a simplicidade do punk como pano de fundo. Barulho? Silêncio? Indie? Pop? Afinal o que é mesmo ser moderno? o que é ser correto? Saber se reprimir? Como se comportar?
Já são quase 7 da manhã.....porque não se decide?
(Release oficial)

Moptop | Como se Comportar | 2008 |

1. Aonde Quer Chegar [MP3]
2. Contramão
3. Como Se Comportar
4. Desapego
5. Eu Avisei
6. Bom Par
7. Malcuidado
8. Beijo de Filme
9. Adeus
10. 2046
11. História Pra Contar
12. Bonanza

MP3: Moptop - Aonde Quer Chegar

MP3: Moptop - Contramão

MP3: Moptop - Como se Comportar

MP3: Moptop - Desapego

MP3: Moptop - Eu Avisei

MP3: Moptop - Bom Par

Links: MOPTOP.com.br | MySpace | Fotolog | YouTube | RS

CDs & MP3s: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital

Um comentário:

Anônimo disse...

O link não está funcionando!