Momo | Buscador | 2008

BUSCADOR dá continuidade aos tons invernais de 'A Estética do Rabisco', CD de estréia de MOMO – alcunha musical solo de Marcelo Frota -, que saiu em formato convencional em 2007 pela Dubas Música/Universal Music. Além dos elogios na imprensa brasileira, o disco entrou para a lista de melhores discos de 2007 indicado pelo crítico das revistas DownBeat e Chicago Reader, Peter Margasak e foi, ainda, indicado como uma das revelações de 2007 na revista francesa Muziq Magazine.

Com uma roupagem calcada no folk com pitadas de progressivo e psicodelia, o segundo volume do que poderia ser chamado de trilogia em carne viva – um terceiro trabalho com o tema ainda está por vir - remete ao melhor da sonoridade setentista, bebendo na fonte de Jefferson Airplane e Strawberry Alarm Clock. O compositor,cantor e violonista se inspirou também nos primeiros discos de Fagner, Belchior e Clube da Esquina - foi inclusive produtor musical do projeto Álbum Duplo - Clube da Esquina, realizado no SESC Pompéia em 2007, que contou com participação de Beto Guedes.

Em BUSCADOR os tons invernais aparecem mais neutros, a começar pela foto de capa. Mas que o ouvinte não se engane. As dez faixas são feitas da mesma matéria prima: emoção condensada. O sol aparece, sim, mas não conheço ninguém que cante com tanta tristeza "o sol nascerá". Melancólicos como Antony and the Johnsons e Nick Drake ainda estão lá, mas a fratura aqui é exposta e envolvida por uma sonoridade que, de tanta tristeza, estranhamente banha tudo de uma possível alegria: "Apostei no mesmo caminho de A Estética do Rabisco, sem edição de instrumentos, afinação de vozes e uso de instrumentos virtuais. A poesia é quase um desabafo, um escarro", descreve MOMO.

Gravado da mesma forma que o seu trabalho de estréia, em poucos e intensos dias no estúdio caseiro Umbilical, os músicos convidados chegavam sem conhecer e sem ensaiar o que iriam gravar; e tinham direito a um só take. Mais uma vez a pura emoção condensada que rendeu o primeiro disco. A banda é a mesma que o acompanha desde os primeiros tempos de carreira de músico: a Adriano Barros - com seus timbres psicodélicos que remetem os primeiros anos do Pink Floyd - e Bruno Braggion - com uma bateria mais pulsante e vigorosa do que no trabalho anterior - se somou o baixista Caetano Malta (ex-integrante do extinto Wado e Realismo Fantástico), que entrou no projeto logo no início dos shows de divulgação da Estética do Rabisco. Malta é fissurado por equipamentos antigos e analógicos e contribui para a sonoridade setentista. Fabio Pizzo ficou com o casiotone. Régis Damasceno, dos grupos Cidadão Instigado e Mr. Spaceman, tocou bandolim nas faixas Buscador, Nuvem Negra, O Espinho Desaguou e Fin. O trompetista da Orquestra Imperial, Max Sette, faz participação especial nas faixas Se Você Vem e Bonita.

[Release por Ronaldo Bastos]

Momo | Buscador | 2008
Produzido por Marcelo Frota

01. Preciso Ser Pedra [MP3]
02. Irmãos
03. Buscador
04. Nuvem Negra
05. Tristeza [MP3]
06. Se Você Vem
07. O Espinho Desaguou [MP3]
08. Bonita
09. Seu Amor
10. Fin

Baixar / Download

Compre o CD (SMD):
Faça seu pedido enviando um e-mail para
momoproject@gmail.com
Preço: R$ 5,00 + Frete

Shows de Lançamento:
26 de setembro Barra Funda/ SP +
Festa Brasa | Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 85

Conheça também três faixas do primeiro álbum 'A Estética do Rabisco' de 2006:

MP3: Momo - Flores do Bem

MP3: Momo - Bomsuar

MP3: Momo - Leão

listentomomo.com | myspace.com/momoproject

CDs & MP3s: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito ecléctica a música desse Marcelo Frota aka MOMO, fiquei impressionado! Respeito muitíssimo a revista DownBeat e a Muziq Magazine - por isso, estou cheio de vontade de ouvir essa Estética do Rabisco. Gosto muito de música socialmente engajada, como é quase toda a música brasileira alternativa. Checka essa rádio aí se essa é sua onda: http://cotonete.clix.pt/listen/silver/?template_path=/listen/&version=7&audio_sub_type_id=563.