Guizado

Guizado é o nome do projeto musical que tem à frente Gui Mendonça, trompetista que acompanha e já acompanhou Curumin, DonaZica, Lucas Santtana e o Trio Esmeril. No Guizado, o músico busca (e acha) seu próprio carimbo, em uma mistura de tintas harmônicas de seu instrumento com as texturas encontradas nos experimentos com toda uma parafernália eletrônica.

Boa parte das batidas é tirada de sintetizadores analógicos e equipamentos de gameboy, resultando numa combinação futurista e ao mesmo tempo retrô. A música, por sua vez, pode soar acid-jazz, afrobeat ou psicodélica de acordo com o rótulo que preferir em uma sinestesia áudiovisual que nos faz sentir diferentes emoções em cada mudança de ritmo dentro de uma mesma música.

Punx”, disco de estréia do Guizado, soa totalmente embriagado da aura sonora de São Paulo em uma ambiência musical essencialmente urbana. No jeito de tocar, a referência de Miles Davis e do “Bitches Brew” não passa desapercebida – muito mais por conta do espírito transgressor do que por um pretenso virtuosismo, diga-se.

Mas o Guizado não é jazz. Nem tampouco é rock ou hip hop – é, sim, uma colagem original de tudo isso e mais um pouco. Embora empurrado por um pulso quase robótico de tão eletrônico, o ritmo é sempre guiado pelo transe da ancestralidade afro. É com esta música que o Guizado preenche as frestas abertas na combinação de sopros com as batidas digitais e nos oferece uma intrigante escultura de sucata sonora. É a trilha que faltava para decifrar de uma vez a alma da Babel / Babilônia.

Guizado é uma das atrações do
Festival No Ar Coquetel Molotov 2008,
nesta sexta-feira, 19/09/2008,
na Sala Cine UFPE
à partir das 17h.

MP3: Guizado - Areias

MP3: Guizado - Miragem

MP3: Guizado - Maya

MP3: Guizado - Vermelho

MP3: Guizado - Coloridos

MP3: Guizado - Sagitarius Dream

www.myspace.com/guizado | mf1/mf2

CDs & MP3s: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital

3 comentários:

Hugo Morais disse...

Não estou conseguindo descompactar o disco Punx. O arquivo aparece comi parte 2. Tem uma parte um?

Anônimo disse...

Tem sim, Hugo!

Parte 1:

http://www.mediafire.com/?kjmmjmludyq

Parte 2:

http://www.mediafire.com/?to9cdtmdxd4

Abraço!

Hugo Morais disse...

Xiiiiii, tô cego. Valeu.