Chris Bell - I Am The Cosmos (1978/1992)

Um bom disco tem que ter uma boa capa. Pelo menos era assim naqueles tempos em que a música tinha uma cara, algo que aos poucos (ou nem tão aos poucos assim) desaparece na era das músicas tratadas como arquivos sem face rodando num shuffle infinito de um mp3 player de 1000 gigas. Mas no meu tempo era assim. Na minha adolescência, me lembro de delirar com meus amigos de escola só de olhar para a capa do "London Calling" do Clash, ou de sentir o peso emocional de "Closer" do Joy Division, até porque era tudo a que tínhamos acesso, muitas vezes os discos demoravam até 10 anos para chegarem ao Brasil.

A capa de "I Am The Cosmos" não só traz uma lindíssima foto, como também expressa perfeitamente o tipo de pessoa que realizou aquele álbum. Melancólico, desajustado, solitário e com um eterno sentimento de deslocamento da época e do meio em que vivia, Chris Bell morreu num acidente de carro antes mesmo de ver esse disco pronto. Ele vinha da experiência desastrosa de dividir um disco excepcional com o amigo Alex Chilton, na banda Big Star, e simplesmente ter sido um fracasso absoluto de vendas. Era inglês demais para os ouvidos americanos. Sutil demais para a década dos exageros do Led Zeppelin.

Bandas como Posies, Teenage Fanclub, Wilco e R.E.M. devem muito ao que esse cara fez, tanto como Big Star quanto aqui nessa reunião de seus trabalhos-solo. Quer dizer, nem é necessário explicar qual é a do som, mas seria aquela interpretação americana do padrão desenvolvido pelos Beatles ao longo dos anos 60. "I Am The Cosmos" e "Better Save Yourself" têm um romantismo desesperado quase religioso. "Look Up" traz alguma esperança, mas "There Is A Light" arrasa nossos corações de novo. "You And Your Sister", com participação de Alex Chilton, é bela nas 3 versões presentes nessa edição. E "Though I Know She Lies" tem uma ponte que pode levar ás lágrimas os mais desavisados.

Não, você não vai dançar ouvindo isso, apesar de faixas como "I Got Kinda Lost" e "Make A Scene" sejam rápidas e raivosas. Nem sempre é hora de dançar.

[Texto por Mario Elva do Blog Is Dead]

Chris Bell ~ I Am The Cosmos (1978/1992)

1. I Am The Cosmos
2. Better Save Yourself
3. Speed Of Sound
4. Get Away
5. You And Your Sister
6. Make A Scene
7. Look Up
8. I Got Kinda Lost
9. There Was A Light
10. Fight At The Table
11. I Don't Know
12. Though I Know She Lies
13. I Am The Cosmos (Slow Version)
14. You And Your Sister (Country Version)
15. You And Your Sister (Acoustic Version)

MP3: Chris Bell - I Am The Cosmos [DL2/DL3]

MP3: Chris Bell - You And You Sister [DL2/DL3]

MP3: Chris Bell - Make A Scene

MP3: Chris Bell - I Got Kinda Lost

MP3: Chris Bell - I Am The Cosmos (Slow Version)

Sites: Wikipedia | Rolling Stone Magazine |

Chris Bell's CDs & MP3s: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital

Um comentário:

mario elva disse...

Olá. Fiquei muito feliz de ver meu texto aqui neste blog, do qual sou também fiel leitor. Todas as bobagens apaixonadas que escrevo no blog-is-dead certamente estão a sua disposição, pode publicar à vontade.
Enquanto isso, eu sigo caçando novidades em seu ótimo blog.