Tom Zé apronta mais uma vez. O show “Danç-Êh-Sá – A Dança dos Herdeiros do Sacrifício” foi gravado nos estúdios Trama, em 2007, em parceria com o Canal Brasil. O que você ouve na estréia do Álbum Virtual é o áudio e dois vídeos desse show, em mais uma experiência sonora e visual inesquecível — uma redundância, quando falamos de um fenômeno baiano de mais de 70 anos chamado Tom Zé. Com energia e graça características, o artista imprime nesse “Ao Vivo” músicas que não tem letra. E nem precisa. As canções apresentadas são as que mais falam em problemas sociais, políticos e culturais ao longo de sua carreira de mais de 40 anos.A idéia original do álbum partiu de uma pesquisa com jovens, em que admitem não se importar muito com letras de música. Procurou, então, “compor” em vocalizes, ruídos e onomatopéias. Assim, ele consegue traduzir, não só para a juventude, mas também ao público em geral, suas idéias — e, porque não, sua música sempre revolucionária. Atento às correntes brasileiras e universais, Tom Zé explora as matrizes da música popular e de vanguarda. Com um time de músicos de primeira, esse “Ao Vivo”, mesmo parecendo hermético, é extremamente saboroso — e até dançante em alguns momentos.
O disco é composto por nove canções, entre elas: Atchim, Uai-Uai, Triú-Triii, Taka Ta, Cara-Cuá, Abrindo as Urnas. Tom Zé é acompanhado pelos músicos Lauro Lelis, na bateria; Jarbas Mariz, no cavaco e no violão de 12 cordas; Cristina Carneiro, nos teclados; Sérgio Caetano, na guitarra; Daniel Maia, no baixo; e Luanda, no vocal.
Esse disco dá início ao projeto Álbum Virtual, onde é possível baixar CDs inteiros e gratuitos (todas as faixas, encarte, ficha técnica, fotos, versões exclusivas). Em “Danç-Êh-Sá Ao Vivo” além das nove músicas, há dois vídeos: no primeiro, Tom Zé discorre sobre o funk carioca numa ótica toda particular; no segundo, uma performance ao vivo de “Acum-Mahá”. É possível ainda fazer o download do encarte e fotos exclusivas.
“Danç-Êh-Sá Ao Vivo” dá início ao projeto Álbum Virtual, ambiente onde é possível baixar discos inteiros, legais e gratuitos. Por um tempo limitado, o álbum fica disponível gratuitamente na web. O projeto é o único nesses moldes no mundo e surgiu a partir do Download Remunerado, ferramenta inédita lançada pela Trama Virtual, em julho de 2007. Plataforma Álbum Virtual é um conceito que será adotado para os projetos de lançamento da Trama Virtual. No caso do CD “Danç-Êh-Sá Ao Vivo” de Tom Zé, ficará três meses no ar. O grande diferencial do AV está no seu conceito e formato: sua capacidade de armazenamento e superior ao do CD convencional, pois comporta vários arquivos. Além disso, o usuário tem acesso a toda obra artística do álbum, e não apenas faixas isoladas — ao fazer o download, é possível ter todas as músicas, encarte, letras, imagens, vídeos, versões exclusivas, encarte digital em alta resolução para impressão, entre outros. Outra grande novidade é que os arquivos não tem proteção DRM, ou seja, ao baixar o conteúdo o usuário pode fazer o que quiser: deixar no computador, colocar em um CD ou no pendrive.
Todo o conteúdo é disponível em streaming e download. Para “baixar” as músicas dos artistas escolhidos pela Trama Virtual, o usuário tem que se cadastrar. Para conferir tudo isso, acesse: www.albumvirtual.trama.com.br.
"Sendo o 1o. lançado no 1o. Álbum Virtual eu me sinto imediatamente e ao mesmo tempo na Barra da Tijuca e na beira do Jordão. Na bica de Trevi, na boca do Vesúvio e no Buda do Japão. Porque com essa idéia que a Trama tramou você me baixa sem ofensa me grava sem agravo me copia com capa e sem culpa dando um capote na paga que pinga no peito de um Patrocinador de porte." (Tom Zé, maio de 08)
Tom Zé, Danç-Êh-Sá Ao Vivo, 2008 1. Acum-Maha
2. Atchim
3. Uai Uai
4. Triu-Trii
5. Taka-Tá
6. Cara-Cuá
7. Abrindo As Urnas
8. Xique Xique
DOWNLOAD via AlbumVirtual.Trama.com.br
Fonte: Trama e Revista Raiz
Tom Zé CDs & MP3s: BuscaPé • MercadoLivre • Submarino • Amazon • CD Universe • Insound • 7digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário