Tom Zé - Danç-Êh-Sá Ao Vivo (2008)

Tom Zé apronta mais uma vez. O show “Danç-Êh-Sá – A Dança dos Herdeiros do Sacrifício” foi gravado nos estúdios Trama, em 2007, em parceria com o Canal Brasil. O que você ouve na estréia do Álbum Virtual é o áudio e dois vídeos desse show, em mais uma experiência sonora e visual inesquecível — uma redundância, quando falamos de um fenômeno baiano de mais de 70 anos chamado Tom Zé. Com energia e graça características, o artista imprime nesse “Ao Vivo” músicas que não tem letra. E nem precisa. As canções apresentadas são as que mais falam em problemas sociais, políticos e culturais ao longo de sua carreira de mais de 40 anos.

A idéia original do álbum partiu de uma pesquisa com jovens, em que admitem não se importar muito com letras de música. Procurou, então, “compor” em vocalizes, ruídos e onomatopéias. Assim, ele consegue traduzir, não só para a juventude, mas também ao público em geral, suas idéias — e, porque não, sua música sempre revolucionária. Atento às correntes brasileiras e universais, Tom Zé explora as matrizes da música popular e de vanguarda. Com um time de músicos de primeira, esse “Ao Vivo”, mesmo parecendo hermético, é extremamente saboroso — e até dançante em alguns momentos.

O disco é composto por nove canções, entre elas: Atchim, Uai-Uai, Triú-Triii, Taka Ta, Cara-Cuá, Abrindo as Urnas. Tom Zé é acompanhado pelos músicos Lauro Lelis, na bateria; Jarbas Mariz, no cavaco e no violão de 12 cordas; Cristina Carneiro, nos teclados; Sérgio Caetano, na guitarra; Daniel Maia, no baixo; e Luanda, no vocal.

Esse disco dá início ao projeto Álbum Virtual, onde é possível baixar CDs inteiros e gratuitos (todas as faixas, encarte, ficha técnica, fotos, versões exclusivas). Em “Danç-Êh-Sá Ao Vivo” além das nove músicas, há dois vídeos: no primeiro, Tom Zé discorre sobre o funk carioca numa ótica toda particular; no segundo, uma performance ao vivo de “Acum-Mahá”. É possível ainda fazer o download do encarte e fotos exclusivas.

“Danç-Êh-Sá Ao Vivo” dá início ao projeto Álbum Virtual, ambiente onde é possível baixar discos inteiros, legais e gratuitos. Por um tempo limitado, o álbum fica disponível gratuitamente na web. O projeto é o único nesses moldes no mundo e surgiu a partir do Download Remunerado, ferramenta inédita lançada pela Trama Virtual, em julho de 2007. Plataforma Álbum Virtual é um conceito que será adotado para os projetos de lançamento da Trama Virtual. No caso do CD “Danç-Êh-Sá Ao Vivo” de Tom Zé, ficará três meses no ar.

O grande diferencial do AV está no seu conceito e formato: sua capacidade de armazenamento e superior ao do CD convencional, pois comporta vários arquivos. Além disso, o usuário tem acesso a toda obra artística do álbum, e não apenas faixas isoladas — ao fazer o download, é possível ter todas as músicas, encarte, letras, imagens, vídeos, versões exclusivas, encarte digital em alta resolução para impressão, entre outros. Outra grande novidade é que os arquivos não tem proteção DRM, ou seja, ao baixar o conteúdo o usuário pode fazer o que quiser: deixar no computador, colocar em um CD ou no pendrive.

Todo o conteúdo é disponível em streaming e download. Para “baixar” as músicas dos artistas escolhidos pela Trama Virtual, o usuário tem que se cadastrar. Para conferir tudo isso, acesse: www.albumvirtual.trama.com.br.

"Sendo o 1o. lançado no 1o. Álbum Virtual eu me sinto imediatamente e ao mesmo tempo na Barra da Tijuca e na beira do Jordão. Na bica de Trevi, na boca do Vesúvio e no Buda do Japão. Porque com essa idéia que a Trama tramou você me baixa sem ofensa me grava sem agravo me copia com capa e sem culpa dando um capote na paga que pinga no peito de um Patrocinador de porte." (Tom Zé, maio de 08)

Tom Zé, Danç-Êh-Sá Ao Vivo, 2008

1. Acum-Maha
2. Atchim
3. Uai Uai
4. Triu-Trii
5. Taka-Tá
6. Cara-Cuá
7. Abrindo As Urnas
8. Xique Xique

DOWNLOAD via AlbumVirtual.Trama.com.br

Fonte: Trama e Revista Raiz

Tom Zé CDs & MP3s: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital

Nenhum comentário: