Um desses blogs que disponibilizam discos inteiros pra download de graça… Espera, deixa eu explicar isso melhor.
Existem pessoas que gostam tanto de música que se dão o trabalho de postar álbuns completos em um provedor de hospedagem de arquivos (tipo Rapidshare) e depois publicar os links de acesso diariamente em seus blogs. Pra quem também gostar de música - ou tiver interesse no artista em questão - poder baixar, ouvir, conhecer. Não sei se ficou claro: os blogueiros não ganham um tostão com isso.
Expliquei. Voltando. Um desses blogs que disponibilizam discos inteiros pra download de graça disse esta semana ter recebido um ultimato da gravadora carioca Biscoito Fino: ou os responsáveis pelo “crime” deletariam os posts relacionados a todos os artistas de seu elenco ou os advogados da empresa seriam acionados. Os posts foram devidamente deletados, já que ninguém quer ir preso ou pagar multa à toa.
A Biscoito Fino tem todo o direito de não querer ver seu produto, que tem um custo alto, sendo entregue de graça na rede. É uma empresa que produz discos e quer ter seu retorno através da venda deles. Mas o buraco que aparece nessa história toda é bem mais embaixo. Afinal, 1 - alguém ainda compra CD no Brasil?, 2 - proibir um blog minúsculo de disponibilizar os tais discos vai aliviar o rombo criado pela pirataria ou pelos downloads de sites gigantescos, tipo Soulseek ou Emule?, 3 - vem ao caso, a essa altura do campeonato, lutar contra a pirataria ou o mais sensato seria viver APESAR dela?, 4 - alguém ainda acredita que o mundo pode voltar à era (e aos hábitos) pré-internet?, 5 - existe quem creia que os mecanismos tecnológicos vão um dia conseguir barrar totalmente a troca de arquivos? Quanta pergunta…
O fato é que o mercado fonográfico já deveria ter se tocado (alguns já se tocaram) de que não adianta querer ficar brincando de Dom Quixote, tentando manter o CD, aquele objeto palpável com um furo no meio, no velho posto de “o produto”? O CD morreu! O negócio agora é mandar às favas o sentimento de posse sobre o objeto e reconhecer que o grande produto é o próprio artista e sua música - que não podem ser pirateados. E inventar novas maneiras de ganhar dinheiro com isso.
E, nesses novos tempos, um blog como o que foi obrigado a apagar seus posts pela Biscoito seria muito bem-vindo. Afinal, divulgação é parte bem importante nessa história. Desde o tempo em que o CD valia alguma coisa.
* Texto de Marcus Preto do ótimo Blog Demo.
* O blog ao qual o autor se refere é o nosso parceiro Som Barato.
CDs & MP3s: BuscaPé • MercadoLivre • Submarino • Amazon • CD Universe • Insound • 7digital
Existem pessoas que gostam tanto de música que se dão o trabalho de postar álbuns completos em um provedor de hospedagem de arquivos (tipo Rapidshare) e depois publicar os links de acesso diariamente em seus blogs. Pra quem também gostar de música - ou tiver interesse no artista em questão - poder baixar, ouvir, conhecer. Não sei se ficou claro: os blogueiros não ganham um tostão com isso.
Expliquei. Voltando. Um desses blogs que disponibilizam discos inteiros pra download de graça disse esta semana ter recebido um ultimato da gravadora carioca Biscoito Fino: ou os responsáveis pelo “crime” deletariam os posts relacionados a todos os artistas de seu elenco ou os advogados da empresa seriam acionados. Os posts foram devidamente deletados, já que ninguém quer ir preso ou pagar multa à toa.
A Biscoito Fino tem todo o direito de não querer ver seu produto, que tem um custo alto, sendo entregue de graça na rede. É uma empresa que produz discos e quer ter seu retorno através da venda deles. Mas o buraco que aparece nessa história toda é bem mais embaixo. Afinal, 1 - alguém ainda compra CD no Brasil?, 2 - proibir um blog minúsculo de disponibilizar os tais discos vai aliviar o rombo criado pela pirataria ou pelos downloads de sites gigantescos, tipo Soulseek ou Emule?, 3 - vem ao caso, a essa altura do campeonato, lutar contra a pirataria ou o mais sensato seria viver APESAR dela?, 4 - alguém ainda acredita que o mundo pode voltar à era (e aos hábitos) pré-internet?, 5 - existe quem creia que os mecanismos tecnológicos vão um dia conseguir barrar totalmente a troca de arquivos? Quanta pergunta…
O fato é que o mercado fonográfico já deveria ter se tocado (alguns já se tocaram) de que não adianta querer ficar brincando de Dom Quixote, tentando manter o CD, aquele objeto palpável com um furo no meio, no velho posto de “o produto”? O CD morreu! O negócio agora é mandar às favas o sentimento de posse sobre o objeto e reconhecer que o grande produto é o próprio artista e sua música - que não podem ser pirateados. E inventar novas maneiras de ganhar dinheiro com isso.
E, nesses novos tempos, um blog como o que foi obrigado a apagar seus posts pela Biscoito seria muito bem-vindo. Afinal, divulgação é parte bem importante nessa história. Desde o tempo em que o CD valia alguma coisa.
* Texto de Marcus Preto do ótimo Blog Demo.
* O blog ao qual o autor se refere é o nosso parceiro Som Barato.
CDs & MP3s: BuscaPé • MercadoLivre • Submarino • Amazon • CD Universe • Insound • 7digital
3 comentários:
falta referir um ponto algo importante, que é:
Os preços impraticáveis das editoras.
Se eu fosse muito rico e com montes de dinheiro e um salário milionário, eu comprava todos os cds que me despertassem interesse.
Acontece que o poder de compra das pessoas já não é o mesmo, e, da maneira como as coisas estão, o dinheiro tem de ser gasto noutras coisas (emprestimos da casa, comida etc..).
A pirataria é, tal como o roubo, uma consequência da crise.
Pirataria, vai haver sempre, mas nunca atingiria os valores que atinge hoje não fosse esta crise mundial.
Acredito que no Brasil, isso possa acontecer, mas tenho de discordar se estivermos a falar de outros paises, como Portugal ou Inglaterra.
Penso que o CD está vivo, assim como o vinil. Nunca morreram. Estão é numa fase da vida em que só alguns ainda o apreciam.
Pois uma coisa é gostar e ouvir música, outra coisa é coleccionar música.
Eu considero-me um coleccionador e não me importo de gastar dinheiro em CD's ou vinis, porque já o faço a mais de 25 anos e espero continuar por vários anos, pois para mim é fundamental o complemento de informação que as imagens, as fotos, o grafismo, o booklet, que acompanham os discos, trazem e que me proporcionam um prazer acrescido à música.
A geração actual já nasceu com os mp3 e não conhece outra forma de adquirir música. Não conseguem entender o gosto de ter um disco fisicamente, apesar de existir um numero crescente de jovens que estão a regressar ao vinil, pelos motivos obvios.
Abraço
Até parece que proibir a veiculação de downloads em blogs é o caminho...
O cd, que é caro e bruto, perto dos muitos tocadores de mp3,4 e 5 que existem, não é mais a melhor forma de divulgação de trabalhos das bandas... Se fosse assim, Radiohead não teria colocado pra download seu último trabalho. Porém, o cd ou vinil são formas bonitas de se vender trabalhos. (Às vezes) tem encarte e algumas informações.
PS: gostei muito do teu blog.
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