Le Nouveau Rock Brésilien | O Novo Rock do Brasil

Foi na segunda metade dos anos 90 que toda uma geração de músicos brasileiros começou a perceber que havia algo de podre no reino da indústria fonográfica. A expansão do acesso à internet e às novas tecnologias possibilitou uma troca de informações sobre a música produzida fora do mainstream como nunca antes havia acontecido. A produção independente começou a circular a uma velocidade crescente e logo foi possível constatar que o que havia de melhor, mais criativo e genuíno na música jovem feita no Brasil estava à margem das grandes gravadoras e estações comerciais de rádio.

Por um breve momento, acreditou-se que a circulação da música independente seria uma chance de renovação do mercado, com a aposta das gravadoras em novos nomes dessa emergente cena. Essa crença durou pouco, felizmente. Rapidamente, essa mesma geração de artistas descobriu que havia um caminho próprio para trilhar, longe de uma visão desgastada da indústria, e assumiu de vez sua condição de independente. Hoje, apenas uma década depois do início dessa revolução musical, existe no Brasil um grande movimento de bandas, produtores, jornalistas e pessoas interessadas em nova e boa música, fazendo a cultura da música jovem brasileira avançar.

As novas tecnologias possibilitaram não só a divulgação da música, mas também o lançamento de discos cada vez mais bem produzidos, dando qualidade técnica à criatividade dos músicos. Com isso, selos surgiram e começaram a dar corpo a um mercado paralelo. Ao mesmo tempo, produtores de festivais independentes passaram a realizar eventos por todo o país, o que levou à criação, em 2006, da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin). Hoje, os festivais servem de plataforma para centenas de bandas, contribuindo para a divulgação da nova música e formação de público.

Esta coletânea inédita que a Brazuca disponibiliza para download livre é uma prova da qualidade e diversidade da música produzida hoje no cenário independente brasileiro. Nela estão artistas e bandas dos mais diferentes estados do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Acre, passando pelo Mato Grosso e Goiás, entre outros. No som, um rock moderno, de variadas tonalidades, com uma poética sintonizada com os novos tempos do país e do mundo. Um cenário tão rico que pode render, certamente, muitas outras coletâneas, tão boas como essa, com seleção da Agência & Revista Senhor F – que acompanha esse processo desde o final dos anos noventa.

(Fernando Rosa, editor de Senhor F)

Músicas:
1. Los Porongas – Ao Cruzeiro (Senhor F Discos)
2. China – Jardim de inverno (Candeeiro)
3. Superguidis – Mais do que isso (Senhor F Discos)
4. Vanguart – Semáforo (Outra Coisa)
5. Ludov – Ciência (Mondo 77)
6. Beto Só – Meu Velho Escort (Senhor F Discos)
7. Violins – Manicômio (Monstro Discos)
8. Hurtmold – Sabo (Submarine Records)
9. O Quarto das Cinzas – Incontrolável (Independente)
10. Charme Chulo – Mazzaropi Incriminado (Volume 1)
11. Cravo Carbono – Café BR (Ná Records)
12. Móveis Coloniais de Acaju – Sem Palavras (Independente)
13. Pata de Elefante – Hey! (Monstro Discos)
14. Autoramas – Hotel Cervantes (Mondo 77)
15. Volver – Pra Deus Implorar (Senhor F Discos)
16. Lucy and The Popsonics – Chick Chick Boom (Monstro Discos)
17. Supercordas – 3.000 Folhas (Trombador)
18. Macaco Bong – Fuck You Lady (Fora do Eixo Discos/Monstro Discos)
Bônus:
19. Pio Lobato – Tecno da Saudade (Ná Records)

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MySpace: Los Porongas (Acre), China (Pernambuco), Superguidis (Rio Grande do Sul), Vanguart (Mato Grosso), Ludov (São Paulo), Beto Só (Distrito Federal), Violins (Goiás), Hurtmold (São Paulo), O Quarto das Cinzas (Ceará), Charme Chulo (Paraná), Cravo Carbono (Pará), Móveis Coloniais de Acaju (Distrito Federal), Pata de Elefante (Rio Grande do Sul), Autoramas (Rio de Janeiro), Volver (Recife), Lucy and The Popsonics (Distrito Federal), Supercordas (Rio de Janeiro), Macaco Bong (Mato Grosso), Pio Lobato (Pará).

Créditos e agradecimentos: Senhor F | Magazine Brazuca

Blog da coletânea: Le Nouveau Rock Brésilien | O Novo Rock do Brasil

Info & Buy: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital

2 comentários:

Franchico disse...

Muito bacana, mas acho imperdoável a ausência de bandas da cena baiana, como Cascadura, Retrofogutes, Ronei Jorge & Os Ladrões de Bicicleta, Theatro de Seraphin, Berlinda, Rebeca Matta, Los Canos e muitos outros. Deve ter faltado lobby, por que talento, todos esses citados têm de sobra.

Franchico disse...

Por "lobby" leia-se "hype", bem entendido.