Max Sette - Parábolas ao Vento (2007)

O som do Max está no site, maxsette.com.br. É só entrar e baixar as músicas. Max investe nessa nova forma de divulgação, fugindo das limitações hoje a cada minuto mais obsoletas do formato CD. Max vibra com as possibilidades do site, imagina as inovações futuras e como viabilizar através dele as novas gravações, motivo de tantos acessos. Max é o site, mas mais que o site, Max Sette também é puro carisma, ao vivo seja na Orquestra Imperial ou solo, e em estúdio, prometendo em 10 faixas ser a nova onda original carioca.

Se Raul e Rita são o pai e a mãe do rock brasileiro, o Rio não marcou presença nesta criação, já que ele é baiano e ela paulista. A primeira onda musical carioca veio com a Blitz. O sotaque, os jeitos e as gírias do Rio conquistaram o Brasil e a cultura pop da juventude carioca passou a ser conhecida e reconhecida para além das fronteiras fluminenses. Passaram se anos até que uma nova onda musical original traduzisse o Rio para o Brasil, e a onda veio com Pedro Luiz e a Parede à frente - com outros artistas que se estabeleceram, como o Farofa Carioca que revelou Seu Jorge - e chegou a ter um quê de movimento, o MPC (Música Popular Carioca). De carioca, o suingue dos artistas tinham tudo. De popular, nem tanto quanto havia sido a Blitz. Mas isso já faz mais de dez anos. Monobloco, Gabriel Pensador e Marcelo D2 mantém a bandeira erguida, à espera de uma nova onda.

E o novo som do Rio, moldado na Lapa - flertando com o samba mas mantendo uma universalidade que privilegia no final a música, sem rótulos - está prestes a ser revelado para o Brasil pela sua atual mais perfeita tradução, o som de Max Sette. A nova onda que já vem sendo desbravada com a Orquestra Imperial, e tanto banda quanto artista vêm colhendo frutos do reconhecimento, mas que radicaliza sua faceta mais carioca, caricatamente até, em Max. E o Rio canta, em côro, os momentos de Max na Orquestra, escolhendo "Ereção" e o dueto com seu parceiro Wilson Das Neves em "Era Bom" como alguns dos pontos altos do show. Mas a Orquestra agora é outra, é a Orquestra da Gomalina.

O CD "Parábolas ao vento" está no site maxsette.com.br, o CD é o site, o som do site foi feito (mixado) para ter um melhor desempenho em fones de ouvido (i-pods e emp3 players). Tudo feito e direcionado desde o início para ser baixado e curtido, de graça. O site também abriga agenda de shows, blog e contatos. Produção artística de Rubinho Jacobina.

"Gomalina"
"Tem que começar na pressão", avisa, e começa, logo em composição só sua. Ponto alto do repertório, não por acaso a primeira música. Primeira também de uma série de músicas para e sobre meninas, garotas, mulheres. Esta, beijada no baile da Orquestra da Gomalina. A letra tem a ver com um pouco de todo mundo.

"Fazer Neném"
"Agora o procedimento é outro... agora é leve", é a frase que encerra esta música, que sai do samba para o beat eletrônico do MPC 2000 de Stephan San Juan, mas cool, lounge. Já indicando os caminhos sonoros diversos que ainda virão.

"Panorama Ecológico"
Essa, dos ídolos maiores Roberto e Erasmo. Pérola bem escolhida do repertório do Rei, dos anos 70. Interpretação sincera, highlight do disco.

"Divina 24"
Aqui, a parceria com Nelson Jacobina aponta ritmos latinos, acentuados pelo trompete de Max.

"Siquizé de volta tem"
Tem um quê de Doobie Brothers, um funk-soul redenção sobre encontros e desencontros.

"Parábolas ao vento"
"A eternidade é o mar misturado ao sol". Momento chave, faixa-título, de Jorge Mautner e Nelson Jacobina para Max, com participação discreta e completa do próprio Mautner. Discreta e completa também a participação de Nelson Jacobina nas guitarras, nesta só não, mas em todo o álbum.

"Inocência"
Na diversidade desse repertório, esse é o momento jazzy. Echos de Chet Baker. Bartolo, parceiro na Orquestra Imperial, nas guitarras de fundo.

"Vacilow"
Bem carioca, no sotaque, ritmo e vocabulário. Tem 1 momento, ali no turnaround, que cheira Raul Seixas, ali onde o Rio é mais perto da Bahia, Raul da Lapa.

"Perfeição"
Clima cool jazz. Max saca o Flugelhorn e o tamborim traz Miles pros morros do Rio.

"Subindo ao planeta"
Bidu empresta voz, trombone e concepção para fechar legal e legalizado.

(Texto de Leandro Souto Maior)


Parábolas ao Vento (MP3):

1. Gomalina
2. Fazer Neném
3. Divina 24
4. Siquizé de volta tem
5. Parábolas ao vento
6. Inocência
7. Vacilow
8. Perfeição
9. Subindo ao planeta



Sites: maxsette.com.brorquestraimperial.com.br

Info & Buy: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital

Nenhum comentário: