Lunar 4 - A Melhor Amiga EP (2007)

Tarde da noite, numa determinada padaria do Rio de Janeiro, 4 músicos costumavam se reunir para beber e jogar conversa fora, depois dos ensaios. Ali, entre goles de cerveja gelada e dentadas vorazes em joelhos (espécie de sanduíche assado, recheado com presunto e queijo) frios, nasceu a Lunar 4. Como a varanda da padaria oferecia uma bela vista da Lua, esta passou a ser uma espécie de quinto integrante da banda, inspirando-lhe o nome e participando constantemente das reuniões.

Até aí, a história da Lunar 4 é exatamente igual às de outras 865.275 bandas que têm a lua como inspiração e utilizam padarias, bares e botequins como escritório. O que diferencia a Lunar 4 dessas outras 865.274 bandas é um simples par de palavras: talento e sensibilidade. "A Melhor Amiga", EP de estréia do quarteto carioca, é uma espécie de desdobramento dessas duas palavras, em que a banda mostra rara sensibilidade para perceber os sentimentos e incrível talento para transformá-los em belas canções.

"A Melhor Amiga" é exatamente isso: um disco de belas canções. Sua sonoridade remete a uma mistura de rock sessentista com country-rock setentista e lo-fi rock atual, tendo como base um excelente trabalho de guitarras e vocais. As guitarras dialogam com acordes, fraseados e riffs, apresentando bons solos e uma grande variedade de timbres, enquanto o ótimo vocal de Felipe entoa melodias tocantes, contando muitas vezes com a companhia importante e luxuosa de vocais de apoio.

Por falar em melodias, estas são uma das grandes armas de "A Melhor Amiga". Não existe uma só canção que não se instale na cabeça do ouvinte, de forma definitiva, louca para ser assobiada. Neste quesito, os refrões apresentam uma insuperável competência e uma insuportável insistência. Não importa onde você se encontre, andarilho leitor, aposto R$100,00, que, em algum momento, a voz de Felipe vai tomar o seu pensamento de assalto, repetindo: "Se quando o sol se for/ pode anoitecer...".

Apesar de se tratar de um EP com apenas seis faixas, "A Melhor Amiga" é suficiente para mostrar todo o potencial cancioneiro que Lunar 4 tem. Vale a pena frisar que, mesmo trazendo um punhado de canções melódicas e fáceis de gostar, o disco não tem a preocupação de ser um produto radiofônico. Muito pelo contrário. Sua proposta soa verdadeira e natural, provando que nem toda canção é produto e nem todo produto consegue ser canção.
(*por Leandro Becker - 20/09/2007)

A Melhor Amiga (MP3's) :

1. Balada dos cometas (Felipe Deslandes)
2. Planetário (Fernanda Braga e Felipe Deslandes)
3. Depois da festa (Felipe Deslandes)
4. A melhor amiga (Felipe Deslandes)
5. Eu rio (Felipe Deslandes)
6. Nômade (Felipe Deslandes)




Lunar 4 é:
Felipe Deslandes – voz/ guitarra
André Nogueira – guitarra/ vocais
Gustavo Caldeira – baixo/ vocais
Fernando Deslandes 'Flash' – bateria

Créditos e agradecimentos: MP3 Magazine

Site: http://www.lunar4.com/

Info & Buy: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital

Um comentário:

Anônimo disse...

Olha cara,
Sei que muito tardiamente, mas venho em nome da banda toda agradecer pelo texto. Muito bacana!
E ficamos super felizes ao lê-lo.

Valeu!