Radiohead lança "In Rainbows" e pergunta: "Quer pagar quanto?"

Dupla surpresa para os fãs de Radiohead. Não só eles anteciparam o lançamento de seu sétimo álbum, intitulado "In Rainbows" (somente disponível para compra pelo site da banda, o http://www.radiohead.com/), como vão colocar à disposição do público por meio de dowload pago as faixas recém-lançadas antes da venda do CD.

Mas a surpresa maior vem em seguida: é o próprio cliente quem decide o quanto pagar pelos arquivos digitais. A frase "cabe a você" ("it's up to you") está estampado no anúncio do lançamento no site oficial.

O Radiohead deixou sua última gravadora em 2005, a EMI/Parlophone, e desde então estava sem contrato. Chegou-se a cogitar a entrada do quinteto de Oxford no selo musical da rede de cafés Starbucks (cujo principal contratado é Paul McCartney), algo que acabou não se confirmando.

Em relação a "In rainbows", também haverá a venda do formato físico - um box que contém o novo álbum em CD, um disco duplo de vinil e um CD multimídia com sete faixas adicionais, fotos, arte e letras. O pacote custa 40 libras (cerca de US$ 80 dólares) e só será entregue próximo do dia 3 de dezembro.

Muitas faixas foram mostradas em shows da banda - que nunca excursionou pelo Brasil - em vários lugares do mundo.

O Radiohead, assim, é um dos primeiros nomes do alto escalão do rock mundial a encampar uma iniciativa de lançamento de disco sem ajuda de um dos grandes conglomerados do mercado fonográfico.

A indústria musical vem amargando resultados negativos nos últimos anos, creditados a más gestões das companhias, o crescimento do download ilegal e da pirataria.

Veja as faixas do disco:
"15 step"
"Bodysnatchers"
"Nude" "Weird fishes/Arpeggi"
"All I need"
"Faust Arp"
"Reckoner"
"House of cards"
"Jigsaw falling into place"
"Videotape"

Músicas do disco bônus:
"MK 1"
"Down is the new up"
"Go slowly"
"MK 2"
"Last flowers"
"Up on the ladder"
"Bangers and mash"
"4 minute warning"

Fonte: G1 Música

Info & Buy: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital

2 comentários:

renan disse...

"O Radiohead, assim, é um dos primeiros nomes do alto escalão do rock mundial a encampar uma iniciativa de lançamento de disco sem ajuda de um dos grandes conglomerados do mercado fonográfico."


só pra constar: há SETE anos atrás, em setembro de 2000, os Smashing Pumpkins fizeram exatamente a mesma coisa com o disco "Machina II Friends and Enemies of Modern Music"

com a exceção de que não cobraram nada, simplesmente liberaram tudo (um disco inteiro de 14 faixas mais três ep's com 4 musicas cada) porque ficaram putos com o descaso da gravadora.

Cristiane Campos disse...

No blogger relacionado a música: http://girorocksp.blogspot.com/