Gianoukas Papoulas - Panorâmica (2006)

PANORÂMICA DOS GIANOUKAS PAPOULAS
(Por Ricardo Schott)

Eles sumiram por um tempo, mas voltaram arrasando e impressionando. Em seu quarto trabalho, intitulado Panorâmica, os Gianoukas Papoulas mostram que têm a fórmula perfeita do pop-rock experimental e criativo. Mas calma lá. Experimental e criativo na medida certa - os caras inovam sem perder a boa mão para belas melodias e ótimas letras.

Panorâmica já dá a entender, desde seu comecinho, que vão rolar misturas do som ágil, que ia do punk aos Pixies, de Os Gianoukas Papoulas (o segundo disco, que trazia a tríade baixo bem marcado - guitarras ensolaradas - órgão vintage e alegre em músicas como "Nada na cabeça", "Galaxie" e "Jerônimo Coelho") com a beleza do EP também epônimo de 2003 (das excelentemente bem compostas-tocadas-produzidas "Tarde demais" e "Cinza", entre outras).

A evolução no som do grupo é demarcada pelo retorno de algumas faixas do segundo trabalho: "Nada na cabeça", "Festa" e "Não passa". A técnica melhorou, mas a banda continua gravando suas músicas como um ataque power-pop, com guitarras, baixo, bateria e teclados disputando a atenção. Há melodias que encantam, como as de "Panorâmica" e "Igual"; há hard-rocks como "Queda livre" e "Godzilla", com bons riffs e solos; e há violões e guitarras algo country que circulam por várias faixas, como "Ela se foi", e que tornam o disco uma experiência doce e pop como o pop deveria ser.

Nas letras, a banda cria histórias e personagens curiosos, como o devaneio jerrylewisiano - opa! - de "Nada na cabeça" ("pulou da cama atrasado/calçou um pé de cada sapato/meteu a cara na porta de vidro/disse de nada ao invés de obrigado"), o encontro-desencontro amoroso de "Volta e meia" e "Ela se foi", o surrealismo lisérgico de "Dois perdidos", o recado bem dado de "Desilusão de óptica" ("acorda, meu amigo, o pior cego é o que pensa que vê/e todo dia de manhã/ninguém vai abrir os olhos por você"), a hesitação de "Não passa". Várias dessas situações podem estar bem próximas da gente - algo 100% humano, mas sob uma leitura de mundo cheia de personalidade.

Enfim, Panorâmica revela os Gianoukas Papoulas como uma das melhores bandas do underground nacional - e o novo trabalho mostra um som evoluído e classudo, que coloca o álbum nas listas dos melhores lançamentos independentes do ano.

Panorâmica (2006)
1. Dois Perdidos
2. Nada na Cabeça
3. Volta e Meia
4. Igual
5. Panorâmica
6. Festa
7. Ela Se Foi
8. Desilusão de Ótica
9. Não Passa
10. Queda Livre
11. Bom Rapaz
12. Godzilla
13. Na Sala de Justiça
14. Outra Terça

::
BAIXAR / DOWNLOAD / DESCARREGAR ::


Site: gianoukaspapoulas.com.br


Info & Buy: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital

Nenhum comentário: