China - Simulacro (2007)

Após estrear em carreira solo, com o EP "Um Só" (2003), e passar quatro anos compondo e se dedicando a projetos paralelos, China está de volta para lançar seu novo CD, "Simulacro", que conta com a participação de uma verdadeira seleção pernambucana de músicos: Chiquinho, Marcelo Machado, Felipe S. e Vicente Machado (Mombojó), Rafael B. (Bonsucesso Samba Clube) e Pupillo (Nação Zumbi) - que também assina a produção musical da bolacha -, entre outros.

Produzido por um baterista (Pupillo), "Simulacro" prima pela diversidade rítmica. No entanto, não se trata de um disco sem pé, nem cabeça, em que cada canção é uma obra ensimesmada. "Simulacro" tem algo que, hoje em dia, é pra lá de raro: conceito de álbum. Sua sonoridade eclética une levadas e timbres do rock sessentista e setentista a progamações eletrônicas com tintas futuristas. O objetivo é liquidificar toda e qualquer influência possível, para construir um trabalho multifacetado e atemporal.

O título do disco pode até ser mero acaso, mas a música de China soa exatamente como um simulacro da sua personalidade, abrangente a ponto de se deixar influenciar harmoniosamente por artistas tão discrepantes quanto Roberto Carlos, Chico Buarque e Otto. Além das influencias externas, cada músico convidado empresta personalidade aos arranjos, fazendo com que "Simulacro" seja um trabalho de autoria (ou co-autoria) coletiva, em vez de apenas um disco solo de China.

Nenhum detalhe é esquecido ou deixado de lado. A preocupação com a variedade e a qualidade dos timbres, tanto de guitarras quanto de teclados e programações, salta aos ouvidos. Ambiências, ruídos e coros vocais também contribuem para climatizar e compor a massa sonora do CD. Emoldurando o quadro, a voz polivalente de China entoa letras que caminham a passos largos em direção à poesia, trazendo versos que expressam as agruras do compositor, com simplicidade, maturidade e beleza.

Após alguns anos vivendo longe de suas raízes, o retorno a sua cidade natal, Recife, parece ter feito muito bem ao compositor pernambucano, que apresenta em "Simulacro" um trabalho mais seguro e coeso do que o anterior. Talvez o fato de jogar em casa, acompanhado de um time de amigos-craques (ou craques-amigos), tenha feito a diferença. Mas o fato é que "Simulacro", sem qualquer sombra de dúvida, é um dos melhores discos de 2007.
(texto por: Leandro Becker)

MP3's:
1. Um Dia Lindo de Morrer (China/ Hugo Gila/ Bruno Ximarú/ Rafael B.)
2. Jardim de Inverno (China/ Chiquinho/ Hugo Gila)
3. Sem Paz (China/ Bruno Ximarú)
4. Asas nos Pés (China/ Bruno Ximarú)
5. Câncer (China)
6. Colocando Sal nas Feridas (China/ Bruno Ximarú)
7. Durmo Acordo (China)
8. Canção que não Morre no Ar (China/ Bruno Ximarú)
9. As Ondas não Chegam nos Pés (China/ Bruno Ximarú)
10. Pastiche (China/ Bruno Ximarú/ Pupillo/ Rica Amabis)

Créditos e agradecimentos: MP3 Magazine

Site: myspace.com/chinaina

Info & Buy: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital

Nenhum comentário: