Lixo Extraordinário (2007)

LIXO EXTRAORDINÁRIO
(Resenha do álbum por El Escama)
Produção impecável de Júlio Anizelli, Batone e Mizão. Arranjos desafiadores proporcionados por uma espinha dorsal extremamente competente. Letras que me fazem pensar seriamente em iniciar algum curso de caligrafia só pra escrevê-las da forma como elas merecem aparecer.
Resumindo, estamos diante de um disco cuidadosamente lapidado, moderno, experimental e que não perde a veia pop. Sim, honorável cidadão, pop! Pois, doa a quem doer, Batone reflete durante o disco a rica diversidade musical brasileira, juntando passado, presente e futuro sem causar estranhamento entre os ritmos, influências e instrumentos que vagam durante as 13 faixas da bolacha: a música intensa dos sentidos!
Logo de cara, Der Leone vomita a obra de Glauber Rocha nos transformando num alvo fácil de abater para as metralhadoras que mais parecem um naipe de metais alucinado (ou seria o contrário?). A voz incidental de Paulo Autran é simplesmente arrepiante.
Trégua seria folk se não fosse psicodélica, se não fosse progressiva, se não tivesse solos invertidos. E até seria uma inversão de valores se não fosse tão delicada e emocional, se não fosse tão pesada... tóra... tóra... tóra!!!
Sem a menor piedade, o guia turístico Aos poloneses do Brasil manda ao inferno as boas intenções numa noitada (ou seria uma bad trip?) carioca. Tupi or not tupi!
Super é o rock’n’roll comendo solto. Guitarras distorcidas e vibrafone! Solo de teclado lembrando trilha de vídeo game dos anos 90. Pro dia-a-dia, nada melhor que o super dindi!
Seguindo essa pegada, Amarelo quase roxo é uma espécie de jingle do improvisador, do anti-comodismo, de quem faz acontecer. “Se acha a fórmula, satura”.
A partir d’Os acrobatas epiléticos o disco busca novas sonoridades em outros ritmos, sem perder seu foco jamais! Eles pedem pra preparar a vaia, mas como posso me atrever a vaiar um magnífico arranjo que leva a voz rasgada de Batone pro centro de um picadeiro circense???
Ou deixar de aplaudir Tarzan moderno, um samba mutante que não quer perder aquilo que já estava na mão? Só posso negar o pedido e prover esses caras com mexericas e maçãs!
A balada psicodélica Acidente na Rua Prof. Azevedo Marques descreve um amor em meio ao caos urbano, sem medo de atravessar a rua de olhos fechados. Confiando nos riscos, sem mapa pra te guiar ao final feliz. Enfim, essas coisas que tornam importante qualquer acidente...
A dançante Gang-Bang mergulha de cabeça num relacionamento onde faz-se urgente uma escolha entre um amor seguro ou uma deliciosa aventura cega, surda e muda. Errado? Ah, o mundo é ruim, mas a vida até que é boa! Tenha certeza que sim.
Falar sobre My heart now is rock deveria ser fácil, já que sou o autor. Mas não é! Numa crise típica que assola os compositores, decidi que nunca mais faria uma canção “pra salvar o mundo” e tentei um tango engraçadinho. Mas onde já se viu um tango que não fosse trágico??? O resultado é a ode ao humor negro mais pessoal que já escrevi. Batone teve o brilhantismo de definir na última estrofe.
Tudo te é falso e inútil é um gol de placa, já que é um amontoado de frases lidas e relidas por todos nós nas placas que cruzamos durante nosso trânsito. E esse amontoado tem sentido? Ora, ora, tudo é muito sutil...
Rosa dos ventres é hipnotizante. Só me falta decidir se é por causa do teclado, ou pela linha de baixo, ou pelo dedilhado da guitarra, ou pela poesia narrada, ou se é por tudo isso junto!
Com a missão de fechar o disco, O inventor talvez tenha sido composta após uma dessas já citadas crises de compositor, que foi superada (sempre é superada, né? Brian Wilson que o diga!) com a ajuda de uma mão (ou boca) amiga e na busca pelas antigas influências, como mostram as citações à Belchior e Arnaldo Baptista. Nada como um dia atrás do outro e uma noite no meio pra sair uma canção especial (e espacial) como essa!
Concluindo, trata-se de um extraordinário liquidificador sonoro! Mas deixe-me parar por aqui porque é madrugada e já tem vizinho deixando recado pra eu diminuir o volume...

As 13 canções em MP3:
1. Der Leone
2. Trégua
3. Aos poloneses do Brasil
4. Amarelo quase roxo
5. Super
6. Gang-bang
7. Os acrobatas epiléticos
8. My heart now is rock
9. Acidente na Rua Prof. Azevedo Marques
10. Tudo te é falso e inútil
11. Rosa dos ventres
12. Tarzan moderno
13. O inventor

DL: Download do álbum completo

Site: lixoextraordinario.com.br

Info & Buy: BuscaPé / Amazon / Insound

Um comentário:

Charles disse...

parece promissor. vou baixar e conferir.