$ifrão - Além do Vento (2004)

Completando 10 anos de carreira em 2007, a banda alagoana $ifrão, que muitos críticos consideram uma das grandes revelações do pop/rock nacional da atualidade, se prepara para entrar em estúdio e gravar seu 4º CD, programado para o segundo semestre deste ano. Enquanto isso não acontece, você (...) tem a chance de conferir "Além do Vento", 3º disco do hepteto, e descobrir por que uma boa parte da crítica especializada tem feito tanto oba-oba em cima deles.
Refletindo toda a maturidade adquirida pela banda durante longos anos de estrada, "Além do Vento" traz um trabalho inquieto e em constante mutação. Vertentes e sonoridades distintas fazem do CD um pequeno mosaico de influências como rock, reggae, ska, folk, hardcore, dixieland e até punk. É como se cada faixa tivesse personalidade própria, independente de ser parte integrante de uma obra, fazendo com que "Além do Vento" soe como um álbum composto por figurinhas totalmente diferentes.
A produção caprichada do disco exibe uma imensa gama de detalhes e arranjos que procuram dar a cada faixa exatamente aquilo que ela necessita. Se o clima é folk, lá estão o violão de aço e a gaita; se o tema trata de raízes culturais, ouve-se um berimbau; se a parada é punk, tome guitarras distorcidas e coros vocais gritando palavras de ordem; se a onda é reggae, surge o wah-wah e uma levada de guitarra escovada. E por aí vai.
O destaque do trabalho fica por conta do excelente naipe de metais formado por Anderson (sax) e Ricardo (trombone), que é acionado em praticamente todas as faixas, se adaptando muito bem aos diferentes gêneros e estilos musicais abordados nas composições. As letras trilham o mesmo caminho, fazendo uso de linguagens e gírias inerentes ao tema proposto em cada canção. Dependendo da faixa em questão, a mensagem tanto pode ser profunda e reflexiva quanto divertida e despretensiosa.
Dentre as faixas, destaque para "Além do vento", que traz um pop/rock com tintas de ska e algum tempero latino; "Seu Valor", um autêntico reggae roots; "Zero à esquerda", um punk misturado com diexeland que lembra muito os Raimundos do primeiro CD; "Coqueiral", uma espécie de calango que remete à fase pré-rock do Skank; "Lançamento Vertical", que traz a letra mais divertida do disco; e finalmente a segunda (e frenética) versão de "Sei lá", que fecha o disco com chave de ouro.
(*por Leandro Becker - 20/05/2007)

$ifrão é:
Marcos Bruno – voz, guitarra, violão
Thiago André – percussão
Henrique Medeiros – bateria
Cazamba – guitarra
Tony – baixo
Anderson – sax
Ricardo – trombone

Agradecimentos e créditos: MP3 Magazine


Info & Buy: BuscaPé / Amazon / Insound

Nenhum comentário: