Superguidis - Superguidis (2006)

Superguidis é uma das melhores bandas brasileiras da cena indie, esses gaúchos são fãs de Guided By Voices e Pavement, fizeram, na opnião de muita gente que entende do traçado, um dos melhores álbuns de 2006. O ótimo álbum Superguidis (2006), lançado pelo selo Senhor F Discos, está agora, ao alcance de todos. (HW)

Release do CD Superguidis (* Leonardo Felipe)
Janeiro de 2006, verão escaldante em Porto Alegre. Show dos Superguidis num buraco confirmadíssimo da ceninha under. Lá fora uns trinta e tantos graus. Dentro, além do providencial ar-condicionado, uma centena de moleques (eu incluso, já que molecagem é nada mais que um estado de espírito) pulando e cantando junto as músicas dos caras. Ao meu lado uma menina especialmente empolgada. Cantarolamos o refrão de 'O Véio Máximo'. Entre uma canção e outra, ela me conta que acompanha a carreira dos Guidis desde o primeiro show, há quatro anos, em Guaíba, cidade separada de Porto Alegre por uma ponte.
Naquele tempo eles chamavam Dissidentes e tocavam Pearl Jam. O Andrio tinha um cabelão e usava chapéu.
Explica também que a mudança que se operou no som (e visual) dos guris foi culpa do Guided by Voices Ufa! Respiro aliviado. Hoje os Superguidis já encontraram sua voz própria na fervilhante cena independente brasileira, voz que, aliás, a mim diz muito mais que a dos modelos que eles um dia tentaram emular. Testemunha da produção musical sulista há tempos, tenho visto (e ouvido) centenas de bandas, mas poucas, muito poucas, me impressionaram tanto quanto os Superguidis.
Mesmo vivendo e tocando no estado mais meridional do país, a banda dificilmente poderia ser carimbada com o estereótipo de rock gaúcho. O som inteligente e despretensioso pouco tem a ver com os clichês que recendem ao bolor dos terninhos de brechô (em pleno verão escaldante!) tão caros à estética passé do gênero. Sem renegar a tradição pop sessentista – a das canções de amor que de repente fazem sentido, como nos versos espertos de 'O Banana' – os Guidis bebem em fontes que brotam dos Pixies pra cá, principalmente nos anos 90, próxima década a ser revisitada segundo o manual de novas tendências, coisa para a qual eles estão se lixando, diga-se de passagem.
Além de musicalmente instigantes e com um inegável apelo pop, os guris tem um senso poético do cacete, graças à verve dos guitarristas e compositores Andrio e Lucas. O discurso está ligado a uma visão melancólica de mundo – aliás outro troço bem up-to-date, vide aí fenômenos como emo e Los Hermanos. Porém, contrário à teatralidade cafona do primeiro e à afetação caymminiana dos segundos, o registro dos Superguidis é direto, urbano, coloquial, contemporâneo, mais atento ao mundo que ao umbigo e sempre com aquele olhar juvenil de quem está descobrindo as coisas, mistura de solidão e esperança, ingenuidade e sabedoria, tristeza e paixão.
Se o enfoque das canções é jovem, elas mesmas são feitas com a maturidade de quem já sabe o que faz. Destaque pro humor singelo e acinzentado dos versos de abertura de 'O Tranquêra': "Não quero passar meus melhores anos esperando que eles cheguem". Ou pro realismo pós-romântico e pé no chão do "Sem dinheiro é foda à beça, você e eu"" , em "Discos Arranhados". E têm ainda aquelas brincadeiras sem vergonha com a língua mãe, como nas bem sacadas 'Malevolosidade' e 'Piercintagem', neologismos que não precisam de explicação, falam por si.
O CD de estréia dos Superguidis – lançado através de uma parceira com o selo Senhor F Discos, capitaneado pelo jornalista Fernando Rosa, peça fundamental na engrenagem do rock independente brasileiro, e por Philippe Seabra (Plebe Rude) – é um registro sincero deste trabalho. Captado num estúdio de garagem em Guaíba, o álbum é como o som da banda: simples, direto, sensível mas sem frescuras. 12 canções em pouco mais de 35 minutos de duração. Como nos grandes discos.
(* Leonardo Felipe é produtor e apresentador do programa Radar, na TVE-RS)




1. O Raio que o Parta
2. Malevolosidade
3. O Tranquêra
4. Discos Arranhados
5. O Véio Máximo
6. O Banana
7. O Manual de Instruções
8. Bolo de Casamento
9. Spiral Arco-Íris
10. Piercintagem
11. As Coisas que Crescem na Minha Mão
12. O Coraçãozinho
[ Capa & Encarte ]


Vídeo: O Banana

Site: superguidis.com.br
Info & Buy: BuscaPé / Amazon / Insound

Nenhum comentário: