Cidadão Instigado - 3 Canções

"Vou tentar ser o mais verdadeiro possível..." essa foi a frase que deu origem ao projeto Cidadão Instigado.
Partindo do princípio de que a busca pela própria verdade é o mais importante, surgiu o Cidadão Instigado. Um projeto idealizado por Fernando Catatau em 1994.
O ponto de partida para suas composições foram histórias que ele mesmo viveu e transformou em letras. A partir do que foi dito, criou-se a música. De forma triste, tensa, saudosa, psicodélica... Levando o ouvinte a uma percepção musical a partir de uma imagem, seja de um sujeito, que por ser um pouco diferente, leva consigo as marcas do preconceito, ou de um pobre que pensa que colocando dentes de ouro, mesmo que falsos, vá se tornar mais bonito. Momentos vividos, transformados em canções.
A música vem de uma inspiração baseada nos grandes mestres: Ritchie Havens, King Crimson, Roberto Carlos, Raul Seixas, Serge Gainsbourg, Bob Marley... Todos nós somos assim, nos inspiramos e colocamos para fora. E assim criamos uma identidade própria.
Como músico, Fernando Catatau, já tocou e gravou com diversos artistas (Los Hermanos, Nação Zumbi, Vanessa da Mata, Dj Dolores, Otto, Zeca Baleiro, Eddie, Hurtmold...) e também participou de diversas trilhas sonoras para cinema e vídeo. Mostrando-se um músico versátil e atuante no cenário musical brasileiro.
Em seu segundo disco, "Cidadão Instigado e o Método Túfo de Experiências", nota-se uma mudança na forma de compor e interpretar as canções. Existe uma busca quase que visceral pela simplicidade, talvez pelo próprio momento vivido por Fernando. Assim a música se tornou parceira, não de um momento musical ou algo parecido, mas único de inspiração e vida, por uma pessoa que compõe e toca sua própria verdade.
O Cidadão Instigado, é música feita do coração para pessoas que buscam uma identidade. Para quem não se importa de chorar um amor perdido ou simplesmente acredita nas mudanças gradativas... música para ser vivida e sentida... Emocionando...

1. Te Encontra Logo ...
2. O Pobre dos Dentes de Ouro
3. Verdadeiro Conceito de Um Preconceito

Video: O Tempo

2 comentários:

Thiago Fonseca disse...

Opa camarada...oderei o Blog
nao sou muito fãn dos sons, mas de todo geito acho legal a iniciativa.
Tenho um blog parecido com o seu de cara...mas o conteudo eh diferente...hehehe
Espero q de uma passada por lah
T+

Joao disse...

Oi Heber,

óTimo blog! Tem como colocar mais coisas do Cidadão Instigado? Valeu!