Lê Almeida - Loufailândia (2007)

Formado em estética lo-fi e criado sob a cultura faça-você-mesmo, Lê Almeida cria e grava músicas em seu (quarto) estúdio: Interestellar lo-fi. Tudo é gravado por ele mesmo, com participações de amigos, que ao vivo formam uma banda hoje composta por Evandro Fernandez (baixo), Adrian Monteiro (teclados) e Acácia Lima (bateria). Adepto de uma visão retrô da música com grande afeição pelas girl-groups dos anos 60, Lê Almeida destoa (bem pouquinho) dos padrôes vigentes nas bandas independentes. Lê se concentra em tratar música como um artesanato sonoro e com espirito lo-fi em alta importância de acordo com necessidade

As canções possuem uma certa viagem entre garagem, power pop e psicodelismo derivados do roque de guitarras dos anos 90, com a voz cantada de maneira baixa e o instrumental com uma queda para o punk.

Ex-baterista de diversas bandas de rock do Rio de Janeiro, como Siameses, Purpose, Profissional Sistema de Distorção e Rosemary Skin, e atual baterista do Tratamento Experimental além de tocar guitarra e cantar nas seguintes bandas: Tape rec, The Fashion our club e Uma nova orquídea em meu jardim alucinógeno .

Lê também é fundador/idealizador e dono do selo TRANSFUSÃO NOISE RECORDS que é marca registrada do barulho + melodia feito na Baixada Fluminense.

Tudo começa com o compacto “Fique bem com dropes de halls” que foi gravado no periodo de 3 meses entre outubro e dezembro de 2006 e lançado exatamente em 1 de janeiro de 2007. Cada música, com exeção de “com” (que foi gravada em três dias) foi gravada em um dia cada. A brincadeira com os titulos das músicas surgiu a partir de “Dropes de halls” (nem precisa dizer pra quem ela foi feita né?). Logo em seguida veio uma canção de estética otimista e amorosa: “fique bem” e por último só faltou o meio, que rapidamente se completou com “com”. Como sabemos, hoje em dia é muito raro brincadeiras despretensiosas como essa, uma pena!

A parte gráfica se mantém íntegra ao retrô exibido nas músicas expostas no compacto, deixando claro que o termo “compacto” é totalmente (ou quase) extinto nesses nossos tempos.

No meio do ano (ainda 2007) veio o primeiro EP “Loufalândia” que funciona como um catalizador de bons fluidos em melodias açucaradas com belos tecladinhos aqui e ali, sem deixar de lado, é claro, algumas pequenas viagens retrô. “Loufailândia” foi gravado no espaço de 1 ano entre um computador em estado precário (com 32 mb de memoria e um hd de 8 gb) equipamentos e instrumentos problemáticos. As gravações foram embaladas por longas tardes ensolaradas e muitas madrugadas regadas a cafeína. Todos os instrumentos foram tocados por Lê, exceto os baixos de “Me dê sua mão” e “Na minha bicicleta” que foram gravados por Evandro Fernandez (Carpete Florido/ Tape Rec/ Uma Nova Orquídea…).

As canções abordam temas casuais de uma maneira descontraída como: “Me dê sua mão” (a relação esquisita de um casal de amigos já acabada), “Pra dar uma volta” (o simples fato de consumir uma volta a dois com todos os seus benefícios e prazeres), “Legal demais” (uma declaração do que faz um amigo ser perfeito e, na verdade, o fato de ele não ser perfeito mas somente um amigo), “Levemente” (uma enxurrada de conselhos mal criados a quem só vive a atormentar a vida do próximo), “Na minha bicicleta” (uma canção de amor a uma bicicleta Caloi Poti que gera muitas emoções), “No próximo verão” (uma reflexão de coisas positivas e bonitas para um próximo verão), “Letícia cristina” (a influência de uma pequena irmã caçula e seus 7 anos), “Colagem cor” (uma abordagem psicodelicamente literária das coloridas cores que adentram as mentes descoladas de quem curte viajar em si próprio). A idéia do titulo “Loufailândia” vem de como o EP foi gravado, dentro do quarto/estúdio “Interestellar lo-fi” (que aparece em parte na capa) e que funciona como um mundo especial e mágico. A grafia inversa de lo-fi (baixa fidelidade) por loufai é somente uma brincadeira pra deixar em evidência que nem tudo precisa ser certinho! (mais com sinceridade!!!).

Muitas das influências talvez sejam bem claras como a fase psicodélica do Ronnie Von, Grandaddy, Guided By Voices, Teenage Fanclub e Mutantes além disso filmes como Alta Fidelidade, Encontros e Desencontros, Ken Park e Donnie Darko são máximas referências em texturas visuais e escritas.
Roque de guitarra, power pop de garagem e psicodelismo lo-fi são os melhores termos definidores para a sonoridade!!!


Loufailândia [2007]

1. Me Dê Sua Mão
2. Pra Dar Uma Volta
3. Legal Demais
4. Levemente
5. Na Minha Bicicleta
6. No Próximo Verão
7. Letícia Cristina
8. Colagem Cor

Download via rapidshare

Baixe esta capa | Compre este CD


Fique Bem Com Dropes de Halls [2007]

1. Fique Bem
2. Com
3. Dropes de Halls

Download via rapidshare

Baixe esta capa | Compre este CD





Credits and thanks: midsummer madness

Links Lê Almeida | Transfusão Noise Records

Info & Buy: BuscaPéMercadoLivreSubmarinoAmazonCD UniverseInsound7digital


Nenhum comentário: